quarta-feira, 16 de abril de 2008

Rir na SIC Radical

A SIC Radical já viveu melhores dias. As suas principais estrelas ou se apagaram (caso de Rui Unas e Bruno Nogueira) ou já andam noutros voos (os Gato Fedorento). Quer dizer, Fernando Alvim lá continua com o seu "Boa Noite Alvim", talk show anárquico, onde o que mais se aproveita é a música do genérico (de JP Simões) e os sketches inteligentes de Nuno Costa Santos. Porque Alvim não muda: o humor anormalóide - foi ele que se considerou, em tempos, um "perfeito anormal" - preso à fórmula, hoje lamentavelmente na moda, do "quanto mais idiota, mais fixe" continua a ser a sua imagem de marca. Mas, às vezes, lá nos rimos da figura, espécie de clown decadente em perfeita sintonia com o actual estado da SIC Radical.

O pior? O pior é que claramente não há dinheiro nem vontade para dar vida nova ao canal. É verdade que ainda lá encontramos bons programas, exemplo de "Family Guy" (que passa de manhã...), "Seinfeld" (que já vimos um milhão de vezes...), "Daily Show", "Conan O'Brien", "Swinging", "Comedy Inc." (em reposição) e "Quase Toda a Verdade", mas o último golpe de mestre de repor, do primeiro ao último número, o "Levanta-te e Ri" é um sinal de alerta: a SIC Radical está desesperada e a televisão nacional começa a ter saudades dos Gato Fedorento (que também estão em reposição nesse canal e na RTP1, a fazerem concorrência a si mesmos).

É que, depois dos gatos, o programa "Levanta-te e Ri" parece ter sido feito no século passado, num tempo em que os portugueses facilmente se riam, de modo boçal e automático, de piadas que se resumiam à expressão "José Castelo Branco" ou "Miguel Ângelo". Ou seja, graças à SIC Radical, estação que se calhar já se encontra numa espécie de antecâmara gold da sua própria extinção, confirmamos que "Levanta-te e Ri" marcou um período meramente transitório na história do humor em Portugal. Por tudo isto, sugeria que se mudasse de rumo, antes que seja tarde demais.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...