domingo, 5 de outubro de 2008

Aquele Querido Mês de Agosto (2008) de Miguel Gomes

Não podia haver melhor filme de Verão. Viagem ao Portugal profundo, pelas tradições enraizadas nas pessoas de Arganil e pela música que lhes abrilhanta as noites. É também uma ficção sobre o amor entre um rapaz e uma rapariga, qualquer coisa de tão genuína e envolvente como "Respirar Debaixo D'Água". Entre a ficção e a realidade - porque nunca o filme se desliga destas duas dimensões -, vai-se solidificando, num trabalho genial de montagem, uma experiência revigorante de cinema, que enforma no coração do nosso querido país.

O que mais nos fascina é a forma como Miguel Gomes abraçou as vidas de pessoas comuns, recrutadas pela equipa de realização - que parece saída de um filme de Takeshi Kitano - para protagonizarem um objecto híbrido, que mistura os artifícios do documentário com uma encantada e encantadora não-ficção. O resultado final deste conto multicolor, entre o real e a fábula etnográfica, parece saltar do ecrã como "coisa viva", real e tangível, que mergulha fundo na vida daquelas pessoas, que são personagens e que são pessoas. Elas existem e nós sentimo-las, mesmo ao som de Marante e mediante sofisticados, quase godardianos, truques de montagem.

E que belos, quase puros e intemporais, que são os momentos em que os dois adolescentes se conhecem e depois se beijam em "contra-luz" e depois se despedem para sempre, num turbilhão de emoções. Miguel Gomes, navegando livre num universo rico em caminhos e possibilidades, é um humanista que sonha acordado na sua própria ficção. "Aquele Querido Mês de Agosto", só a sua segunda longa-metragem, é a fenomenal descoberta de tudo isto... e muito mais.

Ler mais aqui: IMDB.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...