terça-feira, 13 de março de 2012

Os vencedores da Primeira Copa A Angústia do Blogger Cinéfilo (IXa): a ponta-de-lança


Stanley Kubrick, o meu Isaías.

Lembro-me quando Isaías, em jogo contra o AC Milão, quase partiu um pé devido à força que investiu num remate a vários metros de distância da baliza italiana. Não foi golo, mas ele era matador e habilidoso. Um pequeno herói para mim, numa altura em que o Benfica ia derrapando para o fundo de uma depressão que, na época, enfraqueceu o meu benfiquismo. Mas, falando agora de futebol, também Stanley Kubrick era homem para pôr os seus actores a perderem uma mão ou uma perna para obter a cena perfeita - o estoiro mortífero no espectador. Foi com esse espírito que o "matador" Kubrick, um dia, varreu toda a história da humanidade em apenas um raccord, provavelmente a marca mais ambiciosa do seu pessimismo irresolúvel. Estou a falar do osso que se transforma numa nave espacial, isto é, na pré-história que se converte em ficção científica numa elipse genial, que me deixou de queixo caído quando era miúdo e que me deixa perplexo - extasiado - ainda hoje. "2001" é o maior filme de todos os tempos. E a ele gostaria um dia de fazer justiça não com um, mas com 100 posts. Contudo, rebobinando, Kubrick está agora aqui, na ponta dianteira desta equipa vencedora do CINEdrio FC para mostrar, sem medos, que não há adversários nenhuns que lhe façam frente.

O Cinema Revisitado:



Ficção/Não-ficção:


Pansignificação:





Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...