sexta-feira, 22 de abril de 2011

Ford vs. Hawks (VI): da Lei

John Ford está para


como Howard Hawks está para

7 comentários:

João Raposão disse...

Esta rubrica pretende dar a conhecer alguns aspectos peculiares de cada um dos realizadores sob forma de casos banais ou a ideia é superiorizar algum dos intervenientes sobre o outro? No caso específico destes dois estou mais inclinado para a primeira hipótese e até acho as comparações curiosas, mas por exemplo no caso dos Safdie com o Cassavetes pareceu-me passar-se uma ideia de inferioridade e quase sátira sobre os dois irmãos. Entendi mal ou por aqui os Safdie não são bem vistos?

Luís Mendonça disse...

Olá João,

não, nada disso: eu adoro os Safdie, como adoro o Cassavetes, aliás, o melhor filme do ano passado, para mim, foi "Go Get Some Rosemary".

Não é diminuir, mas tentar traduzir aspectos particulares de cada um dos cineastas - dois cineastas com traços em comum - através de imagens não-cinematográficas. É uma tentativa de transmitir de forma icónica o que distancia os universos autorais entre si -- mas sublinhando, sempre, através de tal comparação, a sua proximidade congénita.

Abraço,

PS: Eu só faço "pansignificações" sobre cineastas que admiro muitíssimo, que me inspiram a "brincar" com eles - e, já agora, para fundamentar as aproximações e distâncias, por mais subtis, entre eles.

João Raposão disse...

Ah muito bem. Pareceu-em isso de imediato mas houve um ou outro exemplo com os Safdie que torci o nariz e fiquei a pensar na hipótese de poder ser depreciativo. Isto se calhar por também eu ser um grande admirador da sua ainda curta obra.

Ah, e também eu numa lista algures sobre 2010 coloquei o Go Get Some Rosemary em 1º, à frente de Lola, Greenberg e Mistérios de Lisboa.

Abraço

Luís Mendonça disse...

É curta, mas, de facto, muito muito interessante. Antes do "Go Get Some Rosemary" já estava apaixonado pelo "The Pleasure of Being Robbed". Agora estou em pulgas para o "John's Gone", que estreia no Indie Lisboa.

Luís Mendonça disse...

Já agora: cá vai o meu top2010.

http://cinedrio.blogspot.com/search/label/balan%C3%A7o%20do%20ano

João Raposão disse...

Também gostei bastante dessa primeira longa deles. Conheci o trabalho deles no MUBI, através das duas primeiras curtas.

Também vou ver a nova curta no Indie, mas fico à espera de uma nova longa.

Aqui vai o meu, por ordem decrescente:

GO GET SOME ROSEMARY, Joshua e Ben Safdie
UN PROPHETE, Jacques Audiard
LOLA, Brillante Mendoza
GREENBERG, Noah Baumbach
MISTÉRIOS DE LISBOA, Raúl Ruiz
SHIRIN, Abbas Kiarostami
24 CITY, Jia Zhang-Ke
THE TOWN, Ben Affleck
RUÍNAS, Manuel Mozos
SHUTTER ISLAND, Martin Scorsese

Contabilizei só os filmes que estrearam em salas portuguesas. O Profeta estreou a 31 de Dezembro do ano anterior mas quis contabilizá-lo à mesma. O Fantastic Mr. Fox é mais do mesmo do Sr. Wes Anderson (digo isto pela positiva) mas infelizmente não estreou.

Acabei de escrever no meu blog sobre o Cassavetes. Revi há pouco o A Child is Waiting.

Abraço

Luís Mendonça disse...

Belo top - tenho aqui para ver o Audiard, que estupidamente ainda não consegui ver.

Mas olha que o grande filme do Wes Anderson estreou num humilhante e inacreditável "direct-to-DVD", mas estreou...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...