sábado, 1 de junho de 2013

Newsletter #22: Siegel


Com uma longa carreira, que começa nos anos trinta e quarenta, trabalhando com nomes como Howard Hawks e sobretudo Raoul Walsh, Don Siegel absorveu destes a linearidade, a energia e a mesma economia dramatúrgica. Enquanto realizador, começou em séries B noirs, hoje relativamente obscuros (mas em progressiva "recuperação"), até que em 1956 realiza o seu grande "cult classic", "The Invasion of the Body Snatchers".

Nos anos que se seguem, dedica-se à televisão, colaborando para algumas séries de referência, como "The Twilight Zone", começando-se a especializar no decurso dos sixties no policial musculado ou no western urbano, nomeadamente ao lado daquele que viria a ser um dos seus pupilos mais bem sucedidos: Clint Eastwood. Siegel, mais até que Huston provavelmente, será a principal influência do Eastwood-realizador e é a ele, perto do ano da sua morte, que "o último dos clássicos" dedicará "Unforgiven". Por tudo isto, propomos um mês devotado ao seu cinema.

Para além disso, iremos destacar, no mercado home cinema, importantes lançamentos ou descobertas DVD e Blu-ray: de Manoel de Oliveira a Edward Ludwig, de Wellman a Brisseau, de Chabrol a Straub-Huillet, de Satyajit Ray a Bruce Lee, etc. e etc. Nos livros, posso antecipar destaques ou referências a Rancière, Chesterton, Douchet, Mourlet, Merleau-Ponty, Bresson, Biette, etc. e etc.

Publicaremos as respostas ao nosso inquérito de Francisco Valente, jornalista cultural do Público e livreiro da Babel Cinemateca.

Até já!

(Devido a atrasos nos CTT, a preparação e publicação Newsletter #22 sofreram um atraso inesperado. Apresentamos as nossas desculpas por isso.)



Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...