domingo, 19 de janeiro de 2014

Duche cortante

"Psycho" (1960) de Alfred Hitchcock

"Days of Wine and Roses" (1962) de Blake Edwards

[Não é o único paralelismo inusitado que podemos encontrar entre estes dois títulos. Por exemplo, é interessante como a obsessão de Kirsten (Lee Remick) por chocolates no filme de Edwards é usada como pista para o alcoolismo que desenvolverá na companhia de Joe Clay, seu marido (Jack Lemmon). Também Norman Bates joga nervosa e insistentemente bombons para a boca, dando a ler - se não a Marion Crane, pelo menos ao espectador - a sua inclinação obsessiva, viciante ou viciosa. A imagem que se segue ao "duche cortante" de Kirsten é a de Joe com um colete de forças, enlouquecido pelo alcoolismo. Uma imagem de alienação que não é estranha à situação final de Norman Bates no clássico de Hitchcock, um filme quase nos antípodas deste pungente melodrama de pulsão realista - e, contudo, tangente a este nalguns pontos.] 

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