sexta-feira, 15 de março de 2013

Newsletter #20: Losey


Homem com cabelos escuros - quando ainda não estavam justificadamente brancos - que levou a mise en scène cinematográfica para novos territórios com a ajuda de dois vultos da dramaturgia do século XX, primeiro Bertolt Brecht e depois - colaboração pela qual se celebrizou - Harold Pinter, Joseph Losey será o herói do mês na Newsletter de Abril. Cineasta fortemente politizado, por vezes parabólico - quando não hiperbólico - na sua visão do mundo e da humanidade, Losey iniciou a sua formação "dramática" com Brecht, aplicando os ensinamentos adquiridos, primeiramente, numa bem sucedida carreira no teatro, para depois os "pôr à prova" em Hollywood.

Filmes - só aparentemente inocentes - como "The Boy with Green Hair", a sua primeira e marcante primeira obra, não ajudaram à fama de cineasta engajado ou politicamente comprometido "à esquerda", pelo que não foram precisos mais de três anos para entrar na "lista negra" da infame House Un-American Activities Comittee e, em reacção, partir para o país que, sem grandes dificuldades, o adoptará como um dos seus: a Grã-Bretanha. O grosso da sua carreira passa-se aí, ao lado de Pinter e do seu actor-fetiche Dirk Bogarde. A história - com muito cinema, psicologicamente intenso e estilhaçado, lá dentro - continua na edição de Abril da Newsletter do CINEdrio.

Para o próximo mês, prometemos, em matéria de filmes, a descoberta de obras menos conhecidas dos promissores irmãos Safdie, documentários de Ferrara que poderá ter deixado escapar, edições Blu-ray de obras-primas de Lumet, Demme, Carpenter, uma caixa dedicada ao cinema urgente de Kim Longinotto, a mais recente edição em DVD com filmes de James Benning, boas pechinchas com a assinatura de Don Siegel, etc.

Para ler, iremos sugerir, entre outros, os estudos clássicos de Lotte Eisner sobre o expressionismo alemão, a tese de doutoramento de Ismail Xavier, republicações de obras importantes de Barthes, Horkheimer, Erich Fromm e Adorno, textos de Serge Daney publicados numa revista norte-americana de moda, arte e design que está agora acessível em formato e-book para Kindle, os segredos de Hollywood por Patrick Brion, Kubrick prefaciado por Scorsese, etc.

A nossa inquirida desta semana é a Professora Margarida Medeiros, autora de vários estudos sobre fotografia e docente na Faculdade de Belas Artes e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Até Abril!




Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...