segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cinema na RTP2: história de uma fachada sem edifício


No ano televisivo que passou o "5 Noites, 5 Filmes" regressou à antena da RTP2, mas pouco ou nada foi feito para a solidicação de uma verdadeira programação de cinema. Para quem está minimamente atento à programação das duas televisões públicas, foi-se tornando cada vez mais evidente que o segundo canal estava a ser usado como despensa dos filmes que haviam passado na RTP1 ao longo do ano anterior.

Assistimos a ciclos avulsos, produzidos sem a preocupação, como manda o contrato com o Estado, de contextualizar pedagogicamente as obras difundidas. Quando chamámos o canal à atenção, a resposta foi (a ameaça de) um empobrecimento da sua programação cinematográfica. No início do Verão, a RTP2 terá decidido suspender o "5 Noites, 5 Filmes", passando no seu lugar séries americanas ou/e reprises de séries portuguesas. Durante os últimos meses, não tivemos sequer o direito a dois filmes semanais, como acontecia no tempo de Jorge Wemans. Na realidade, a situação actual é ainda mais preocupante, já que hoje a RTP2 se escusa de programar cinema, para lá do "Onda Curta".

O DN falou do "fim do cinema na RTP2", tentámos perceber o que se passava junto do grupo do "5 Noites, 5 Filmes" no Facebook que foi tão expedito a reagir às nossas críticas passadas, mas, desta vez confrontado com as nossas dúvidas quanto ao futuro do cinema no canal, não só não foi esclarecedor como, para nosso espanto, disse ser apenas uma "página de fãs" do programa. Apesar de alegar agora ser "só isso", este grupo que antes respondera a título oficial às nossas críticas não hesita em afirmar, com um sentido de humor igualmente surpreendente (sejam eles representantes legítimos ou somente "fãs" fazendo-se passar por representantes do canal), que é "irrevogável" a saída do cinema da RTP2. Contudo, para melhor esclarecimentos, e transcrevo a resposta ipsis verbis, "isso têm de Perguntar a RTP!!!"

Nenhum filme aparece previsto na programação do canal para este mês. Contudo, desde o dia 9 de Setembro, a RTP2 não designa qualquer programa para as 23:30 e para as 00:30. Manda o contrato com o Estado que a RTP2 consagre espaços regulares dedicados ao cinema. Não esperamos por isso outra coisa que não seja a restituição de um espaço de cinema no segundo canal, ou seja, que a RTP2 esteja à altura do compromisso que fez com o Estado português e do melhor que fez pela cultura e as artes num passado, infelizmente, já longínquo.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...