sábado, 6 de agosto de 2011

Newsletter #6: Rocha


Glauber Rocha entrou cá por casa como uma virose, cuja cura passa por "escavar" o mais que podemos a vida e obra desta figura tão particular na história do cinema; figura de proa do novo cinema brasileiro ou, mais ainda, líder proeminente de um cinema "não-alinhado" feito a partir das terras, fustigadas de injustiças, marcadas pelo "esquecimento", do Sul pobre, contra o Norte rico, super-capitalizado e autista. Seremos, então, meio-subversivos em Setembro, talvez na esperança que o espírito rochiano faça dos ventos deste Verão frio de Agosto oportunidade única para a Reforma das almas massacradas pela poluição mediática destes dias e a previbilidade constante da paisagem...

Para além do nosso espaço dedicado ao "herói do mês", propomos várias novidades em matéria de livros e filmes. Por exemplo? Podemos adiantar que iremos dar eco ao lançamento - que poderá fazer história - do trabalho de uma fotógrafa de rua nova-iorqunia que, fora de qualquer círculo de influências e sob um "auto-preservado" anonimato, desenvolveu um trabalho único desde os anos 50.

Iremos falar de filmes que estão a sair no mercado nacional e internacional, com especial destaque para nomes como Malick, Kaplanoglu, Angelopoulos, De Sica, irmãos Coen, Michael Mann, etc. Não nos esqueceremos de incluir as já costumeiras pechinchas e grandes descobertas, tanto em matéria de filmes (exemplo de caixas de Bong Jon-ho, de Helma Sanders-brahms, de Jean Renoir...), como em matéria de literatura ligada ao universo das imagens e da filosofia (exemplo de obras de David Deutsch, Peter Sloterdijk, Slavoj Zizek, Bruno Latour, etc.).

Para além de todas as demais rubricas habituais (filmes na TV, loja do mês e, quiçá, alguns exclusivos), não percam também as sugestões do mês dadas pela programadora e jovem cineasta Inês Sapeta Dias.

Íamos escrever "absolutamente a não perder", mas não queremos parecer engraçadinhos - nem maus plagiadores -, por isso, apenas deixamos o apelo solene e mui respeitoso para que não percam a sexta edição da Newsletter do CINEdrio.

Fui.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...