segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Deus ex machina


A rubrica Passagens em 3.ª Mão anda muito calma nestes dias, por uma razão muito simples: tenho requisitado poucos livros das bibliotecas e, dos que requisitei, não tenho detectado sublinhados alheios que me motivem "o discurso". De qualquer maneira, parece que o destino me reservou uma passagem, um recorte..., que não é seguramente em primeira mão, mas que também não é em terceira. Digamos que a "mão" do meio não é uma "mão", mas um código, mais precisamente, uma "criação" da mais recente aplicação deste espaço.

Como podem ver, desde há uns dias para cá, tenho andado a testar uma espécie de índice que, por uma associação (muito livre, por vezes) com os posts já publicados remete o utilizador para outras leituras supostamante "relacionadas". É o "Poderá também gostar de..." que prefigura quatro títulos de posts redigidos há muito ou há pouco tempo, que são acompanhados também pelas respectivas quatro imagens "da praxe".

Numa dessas lotarias de imagens, chegou-me aos olhos uma montagem possível entre duas imagens processadas, assim, automaticamente... Montagem sine manu facta, quanto a mim, no mínimo, intrigante.

Dois fios de luz, um da paisagem trovejante de "3 Macacos", e outro da sala escura, de cinema, de "Sullivan's Travels". A luz misteriosa dos céus fundida, num raccord quase perfeito, com a luz fantasmática do projector. Deus ex machina na era do digital.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...