sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Uma petição para se ver a força desmedida do futebol no nosso país (a minha experiência Morgan Spurlock)

(Clique na imagem para ampliar)

Não é caso para me acusarem de cinismo, a sério, mas criei uma petição, uma petição em que não depositei praticamente qualquer esforço de promoção, fi-la em poucos minutos e praticamente só promovi junto de contactos pessoais. O tema desta petição está a milhas da petição pelo regresso do cinema à RTP2. Acredito no que escrevi e acredito que haja mais pessoas a defenderem o mesmo, mas transformei essa convicção numa petição para testar, precisamente, em que medida certos assuntos ganham uma projecção mediática maior do que outros.

De um lado, então, como é conhecido de quem lê este blogue, estive à frente da petição do cinema, do outro lado, agora revelo, fui redactor - sou redactor - da petição que apela junto da Federação Portuguesa de Futebol à reconciliação entre o seleccionador nacional Paulo Bento e o jogador Ricardo Carvalho. A primeira mereceu da minha parte, e da parte dos meus colegas-redactores, muita dedicação e só chegou aos jornais quando já caminhava para as 2000 assinaturas. Esta petição sobre o tema futebol demorou poucas semanas a chegar aos jornais (hoje, numa peça do DN), sendo que não fiz praticamente nada por isso, e contando apenas com umas ridículas 29 assinaturas - agora está com 31.

É impressionante como qualquer migalha que diga respeito ao futebol, até mesmo, na sua feição mais "soap", ganha uma ressonância mediática várias vezes superior a uma iniciativa que agrega a sociedade civil em grande número e que diz respeito à nossa formação cultural! Deixo todas as restantes reflexões do vosso lado, mas, por favor, não me acusem de cinismo.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...