quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ligação directa à pala de Walsh (IV)


Olhem como esta imagem calha tão bem neste "dia dos mortos". Foi à volta dela - e das outras que "Nekromantik" nos tem para oferecer, diria, pornograficamente - que o grupo de editores do À pala de Walsh fez a sua conversa mensal, publicada em podcast aqui. Recordo que o número 0 da rubrica Filme Falado teve como objecto de análise não um filme sobre a morte mas um filme cinematograficamente mortal chamado "Morangos com Açucar - O Filme".

Para além deste divertido esforço colectivo, queria destacar a Sopa de Planos que nos levou (de volta) à sala do cinema através, precisamente, dos filmes. Também quisemos antecipar a reflexão em torno desses conceitos instáveis que são "o documentário vis-à-vis o documental", enquanto dissecávamos o nosso Cadáver Esquisito.

A título individual, colaborei para a empresa com um texto sobre o incrível "Come Back, Africa" de Lionel Rogosin, antevi a projecção (na FCSH-UNL) da obra-prima pouco vista de Resnais, "Toute la memóire du monde" e homenageei dois nomes grandes da história do cinema moderno: Harris Savides e Kôji Wakamatsu. Outubro foi, assim, um mês muito marcado pela morte, mas que só revelou de novo a vitalidade deste projecto. Entretanto, estreou-se a escrever à pala de Walsh a Sabrina D. Marques do Czaradox, fazendo o elogio ao (ainda) pouco visto "Traveling Light" de Gina Telaroli; o João Lameira e o Ricardo Lisboa concluíram a muito interessante entrevista ao realizador João Rui Guerra da Mata; e o Carlos fez uma cobertura intensiva ao DocLisboa 2012. Não conseguirei referi-los a todos, mas muitos mais textos foram produzidos - vá, só mais um destaque: as recensões excelentes do João Palhares a dois dos filmes que fizeram parte do ciclo da Cinemateca "Anos 80, Esses Desconhecidos": "Cop" e "Best Seller".

De qualquer modo, têm bom remédio: acompanhem ao vivo e a cores a actividade do À pala de Walsh - nomeadamente, via página do Facebook - e depois venham-me dizer o que gostaram mais e o que gostaram menos.

Em Novembro, volto a ser eu o editor de serviço. Wish me luck.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...