sábado, 18 de abril de 2009

Cannes 2009: a Palma que falta dar e as outras (II)

Os nomes que irão competir na próxima edição do Festival de Cannes só serão conhecidos no dia 23 de Abril, mas a Variety já avança com uma lista de prognósticos. E, podemos dizê-lo sem reservas, será uma das edições de Cannes com maior concentração de grandes nomes do cinema internacional. Desde logo, contará com cinco realizadores que têm no currículo uma Palma de Ouro: Jane Campion ("Bright Star"), Ken Loach ("Looking for Eric"), Francis Ford Coppola ("Tetro"), Lars von Trier ("Antichrist") e Quentin Tarantino ("Inglorious Basterds").

Vindos da Ásia, deverão marcar presença cineastas tão diferentes como Johnnie To ("Vengeance"), Hirokazu Kore-eda ("Air Doll"), Park Chan-wook ("Thirst") e Tsai Ming-liang ("Face"). Ang Lee, um cineasta taiwanês eternamente interessado (intrigado?) pelas questões da cultura ocidental, mostrará o muito antecipado "Taking Woodstock". Da Europa, esperam-se três habitués do festival: Pedro Almodóvar ("Los abrazos rotos"), Michael Haneke ("The White Ribbon") e Marco Bellochio ("Vincere").

Werner Herzog, herói independente do IndieLisboa deste ano (23 de Abril a 3 de Maio), exibirá o seu já muito polémico remake de uma obra-prima de Abel Ferrara: "Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans", com Nicolas Cage no papel que era antes de Harvey Keitel. Palpita-nos que será, como os de Tarantino e Coppola, um filme para dividir opiniões.

Um pouco à margem deverão ser vistos: "Up", a última animação da Pixar que abrirá o festival; "Drag Me to Hell", o regresso de Sam Raimi ao terror gore (mas aparentemente ainda com os condimentos do mainstream) e “The Imaginarium of Doctor Parnassus" de Terry Gilliam, que é sobretudo falado por conter os últimos minutos da tragicamente curta carreira de Heath Ledger.

O cinema francês poderá ter como principais concorrentes Alain Resnais ("Les Herbes folles"), Jacques Audiard ("A Prophet") e Bruno Dumont ( "Hadewijch"). Claro que o Presidente de Cannes, Thierry Fremaux, e o seu comité ainda estão a trabalhar na Selecção Oficial, que promete trazer mais surpresas. Ficamos ansiosamente à espera do dia 23 de Abril...

(continua)

1 comentário:

Unknown disse...

Sem dúvida que este festival de Cannes vai ser um dos mais competitivos e fortes dos últimos anos!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...