quarta-feira, 18 de abril de 2012

Newsletter #14: Olmi


Ermanno Olmi será o nosso herói do mês de Maio, acompanhando, assim, a celebração que a Guimarães 2012 já lhe começou a dedicar com uma retrospectiva da sua obra, em parceria com o Festival do Cinema Italiano e a Cinemateca Portuguesa. Um livro com textos originais será publicado também em Maio, lançamento muito especial que esperamos poder antever nesta edição da Newsletter do CINEdrio. Nas suas páginas poderão encontrar análises à obra de Olmi da responsabilidade de prestigiados pensadores do cinema como Jonathan Rosenbaum, Kent Jones, Chris Fujiwara, Adriano Aprà e José Manuel Costa.

Este cineasta italiano, autor de uma obra heterogénea, carece de um reconhecimento maior no nosso país, desde logo, por ser apontado como uma das principais referências cinéfilas por realizadores tão amados por cá como Abbas Kiarostami ou Mike Leigh e em razão do culto crescente em torno de duas das suas primeiras obras, editadas há não muito tempo pela Criterion Collection: "Il posto" e "I fidanzati".

Para lá do "herói do mês", podemos antever já alguns anúncios de peso no campo do home cinema. Desde o grande "cult classic" de Richard S. Sarafian, "Vanishing Point", finalmente em Blu-ray, até caixas "fresquinhas" de Ford, Lynch, Woody Allen e Mel Brooks, passando por algumas raridades que irão sair, ou já estão disponíveis, no mercado, como a obra integral de Rudy Burckhardt, um Tom Ripley por Alain Delon, um balão branco (lamourisseano?) de Jafar Panahi e a primeira caixa com a chancela da World Cinema Foundation, associação criada por Martin Scorsese com vista à preservação de obras-primas do cinema mundial.

Em matéria de livros, para além da antevisão desse livro (inter)nacional sobre Ermanno Olmi, contamos dar espaço a últimas obras de Jacques Rancière, Jacques Aumont e Slavoj Zizek. Falamos de algumas pechinchas nacionais na área da filosofia e noticiamos o pré-lançamento de, por exemplo, um novo reader de Eisenstein, uma nova abordagem filosófica ao cinema (de Ingmar Bergman), novas explorações deleuzianas da imagem fílmica e, last but not the least, uma análise a "Vale Abraão" chegada ao mercado francês.

No espaço de entrevista, convocamos, este mês, um dos maiores coleccionadores de filmes do país e um divulgador de raridades na Internet: Paulo Soares.

Já subscreveu? 

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...