quarta-feira, 7 de julho de 2010

Programação de cinema na RTP2 (I)

"Ohayô"/"Good Morning" (1959) de Yasujiro Ozu

Não há. Não há e todos temos saudades dos tempos de "5 Noites, 5 Filmes" e "Filme da Minha Vida". Não havia uma cinemateca em cada esquina, mas havia cinema de grande qualidade programado por quem conhece. Foi um período de formação para mim que terminou desde que entrou para aquela estação o senhor Jorge Wemans ou sensivelmente desde que decidiram acabar com o "Acontece". Se ninguém fizer nada e deixar que os serões de um canal com o passado da RTP2 (cada vez mais passado, diga-se) seja ocupado por um bando de ineptos a brincar aos talk shows então serei eu o primeiro a iniciar uma petição. Who's with me?

8 comentários:

Anónimo disse...

e que tal um pouco de humildade?....'atrasados mentais'....?!

Luís Mendonça disse...

Não seja por isso. Altera-se já a ofensa para não nos distrairmos do conteúdo do post.

De qualquer maneira, não creio que a minha sacrossanta humildadezinha saia ferida com a catalogação que fiz. Repare, senhor ou senhora anónimo/a, eu não disse que era mais ou menos atrasado mental que os ditos apresentadores - a diferença está que eu não preencho um espaço que é público com imbecilidades todas as noites da semana.

Miguel Domingues disse...

Já tinha pensado na ideia da petição. Se quiseres juntamos os blogues e avançamos.

Luís Mendonça disse...

Excelente ideia. Sugiro que reunamos mais gente/blogues para depois então sim avançarmos, que te parece?

Miguel Domingues disse...

Conheço pouca gente dos blogues. Fala com os que conheças, eu falo com um ou outro e a partir daí avançamos.

Luís Mendonça disse...

Conta comigo. Promove isto no teu blogue que eu vou continuar a tentar reunir pessoal para avançarmos em força.

(Isto é uma batalha antiga minha. Já "passei" no Provedor do Telespectador a protestar contra a ausênciade uma programação séria de cinema na RTP2, mas a resposta do senhor Wemans foi esquiva e a do senhor Paquete de Oliveira politicamente correcta.)

Carlos Natálio disse...

Eu tou nessa, mas não tapemos o sol com a peneira. Serviço público, como dizia o Monteiro, não existe.
Além disso, contar-se-ão cada vez mais pelos dedos as pessoas que vêm cinema na televisão. Só mesmo pela posição moral faz sentido avançar.

Luís Mendonça disse...

Boa! Contamos contigo.

Quanto ao que dizes, tocas num ponto sensível: pouca gente vê, hoje, cinema pela TV. Tens razão, mas não será essa precisamente uma consequência da falta de uma programação "original" e interessante nesse domínio?

É que as pessoas podem ter acesso a tudo pela Net, mas se não houver ninguém a apontar caminho, como fez em tempos a RTP2, como faz a Cinemateca, a crítica, os blogues, dificilmente as pessoas começam a ver cinema para lá do americano contemporâneo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...