segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cinema na RTP2: hora da "desocupação"

Os "vampirismos" de Polanski e Sharon Tate em "The Fearless Vampire Killers" (1967)

Esta semana voltamos a ter cinema todos os dias na RTP2, em ciclo dedicado aos vampiros, que começa com o engraçado "Por Favor Não Me Mordas o Pescoço" de Roman Polanski (hoje, às 23: 39). Os mais ingénuos terão presumido que estaríamos na presença de uma mudança efectiva na programação da RTP2 ou que, aproveitando a passagem para o novo ano, o senhor Wemans e a senhora Paula Moura Pinheiro, que destruíram por completo o canal que lideram - e que "vampirizaram" -, tinham dado o braço a torcer e investido, finalmente, numa política cultural com tronco e membros para a "sua" (ainda "sua") RTP2.

Mas não: consultamos a programação e verificamos, sem espanto - no nosso caso, que já sabemos o que a casa gasta -, que o espaço que o cinema tinha vindo a preencher todos os dias da semana, desde o início da quadra natalícia, vai ser devidamente ocupado por coisas como a nova temporada da "Anatomia de Grey".

Pergunto à actual direcção, que por vezes se diz "amarrada" ao Contrato de Concessão de Serviço Público, com base em que imperativo volta a optar por desprezar olimpicamente as suas obrigações para com o Estado. Ou, se preferirem: com que armas defende esta "desocupação" do cinema, à força de soap americanas tearjerkers, no quadro do conceito de serviço público?

Desafio o senhor Wemans e a senhora Paula Moura Pinheiro a darem uma resposta a estas perguntas simples. (Mas estarei louco? Não saberei já eu, melhor do que ninguém, que a RTP2 se está a borrifar para o seu público?)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...