quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Os vencedores da Primeira Copa A Angústia do Blogger Cinéfilo (IIIb): a defesa centro


John Ford, o meu Ricardo Gomes.

Bem, Ford é um realizador... ai, já me enganei. Recomecemos. Bem, Ford é um jogador com o qual tenho uma relação suficientemente complexa para preencher uns bons posts. Eu digo-me mais um hawksiano do que um fordiano e, com isto, distancio-me da corrente dominante na academia e na própria realidade do cinema nacional. Com isto, não quero dizer que aprecio Hawks na medida em que deprecio Ford. Pelo contrário: são dois cineastas maiores que ocupam lugar de excelência na história do cinema e das artes. Posto isto, poderiam perguntar-me: então por quê incluir Ford na equipa ideal e deixar de fora Hawks? Pergunta difícil de responder, mas não fujo a ela. Ford é um colosso, o seu cinema é o espelho do classicismo como um estilo totalitário, esmagador, impossível de ultrapassar...

Quem se deixa levar pela arte de Ford, não vai querer outra coisa e não vai fazer outra coisa que não Ford para o resto da vida: vai filmar, isto é, vai jogar como Ford e seguir mais ou menos dogmaticamente a gramática que ele nos deixou (uma verdadeira ortodoxia). Hawks é um desequilibrador e um desequilibrado (= um verdadeiro heterodoxo): é constante, tem obsessões, mas joga algumas vezes mais "contra si" do que a favor de uma ideia de "equipa" (leia-se, o classicismo griffithiano). Hawks é um génio absoluto e, por esse génio, punha-o a jogar em qualquer posição - não estando exactamente lá, Carpenter representa-o magistralmente -, mas não quis arriscar neste caso e concretizar esta minha íntima predilecção; preferi o conservadorismo fordiano, sobretudo, num lugar tão sensível como o centro da defesa, sobretudo, tendo em conta que ali ele era a pessoa indicada para fazer parelha com Eastwood - ou vice-versa. Posto isto - e já me alonguei demasiado -, presto a minha homenagem ao grande John Ford publicando o seguinte índice de posts com a assinatura do CINEdrio:

Críticas:



O Cinema Revisitado:


Pansignificação:








Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...