terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Newsletter #18: Walsh


Eis o tão prometido regresso da Newsletter do CINEdrio (previsto para o dia 1 de Fevereiro) e, com ela, das melhores promoções, lançamentos recentes e futuros de livros e filmes vindos de todos os cantos do mundo graças ao maravilhoso - e miraculoso - comércio online. Esta segunda vida é celebrada com um autor enciclopédico, alguém cuja vida compreende uma boa parte da história do cinema: desde "The Birth of a Nation" do seu mestre D.W. Griffith até à eclosão do cinema moderno, passando, entrementes, pela consolidação de alguns dos géneros mais populares do classicismo norte-americano: o western, o filme de guerra e o gangster movie. Estas serão as três grandes áreas de especialização do cinema de Walsh, sendo que nele muitas vezes a especificidade é não haver, pelo menos aparentemente, uma e apenas uma especialidade. Enquadrar um cinema com este eclectismo é a tarefa desafiante que procuramos responder na próxima edição desta publicação agora renascida.

Bem, renascida sim, mas não revolucionada. O subscritor irá encontrar as rubricas de sempre, com lançamentos futuros, recentes e as melhores aquisições no mercado online de livros e filmes. As novidades e descobertas acumuladas são tantas - e tão boas - que não vale a pena fazer qualquer antevisão aqui. Vale? Ok, mas só umas pistas: Bill Morrison, Imamura, Jonas Mekas, Godard, Jancsó, Max Linder, Murnau, Kitano, James Whale, Nicholas Ray, Don Siegel, Hellman, Losey, Rancière, Badiou, Lourcelles, Agamben, Adorno, Deleuze, Margarida Acciaiuoli, Oliveira, Adrian Martin, Skorecki, etc. e etc.

A grande novidade que podemos adiantar prende-se com um reforço para a nossa equipa de colaboradores: Samuel Andrade, do blogue Keyzer Soze's Place. Ficamos felizes por ter aceite o nosso convite. A vinda do Samuel não invalida o repto que endereçámos a todos os amantes de livros e filmes: se gosta de escrever sobre o que vê e lê, então não se acanhe e candidate-se ao lugar de próximo colaborador da Newsletter do CINEdrio, seguindo estas indicações.

Para este nosso relançamento, iremos publicar as recomendações em matéria de filmes e livros por parte da filósofa Maria Filomena Molder. Prepare-se para excelentes descobertas.

Posto isto, resta-nos desejar que continuem a apostar na nossa existência, divulgando os meios para a nossa subscrição.




Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...