segunda-feira, 26 de maio de 2008

Shyamalan: o fenómeno? (I)

"The Happening" é o título do último filme do realizador de origem indiana M. Night Shyamalan. Estreia dia 12 de Junho e, pelo trailer que já passa no cinema e por algumas reacções (quase raivosas contra o filme) que podemos ler on-line, estou certo que Shyamalan não terá cedido àqueles que o apuparam por causa de "The Village" e "Lady in the Water".

Tenho fé (e revejo-me completamente) nas palavras do crítico dos Cahiers du Cinéma, Emmanuel Burdeau: There will be, no doubt, some ridiculous things, some sumptuous things, a screenplay written in Chinese and ideograms everywhere, Shymalan in a small but pivotal role, great camera work and a balancing act going from Spielberg to Hitchcock, and Hitchcock back to Spielberg.

Apesar de todo este entusiasmo, não devemos sonegar o facto de as opiniões se dividirem quanto a universo tão idiossincrático. Cada cinéfilo tem um Shyamalan favorito, mas há também outros tantos que o consideram, num tom cada vez mais grave, um cineasta auto-indulgente, estéril ou patético. A nossa pergunta é simples (ou não): qual o melhor filme de M. Night Shyamalan?

Resultados a publicar no dia 12 de Junho.

2 comentários:

antonio s. sousa disse...

Todos os filmes de Shyamalan são no mínimo muito bons. Mas o melhor dele é o "Lady in the Water". É perfeito e emocionante desde aquela introdução até ao plano final.

Cataclismo Cerebral disse...

The Village. É a melhor metáfora sobre o medo pós-11 Setembro e a política externa da administração Bush.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...