segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ford vs. Hawks (II): objectos de convocação familiar

John Ford está para


como Howard Hawks está para

4 comentários:

João Palhares disse...

O piano! Sim! :) Os antagonistas e os partidos políticos é que me fazem um bocado de confusão..

Luís Mendonça disse...

Então, mas não concordas que se em Ford o antagonista é o índio na reconquista do território perdido, em Hawks é a mulher numa espécie de "doce vingança" que visa desconcertar e despedaçar a férrea aliança masculina?

João Palhares disse...

A mulher como antagonista em Hawks é uma coisa mais ou menos recorrente, mas o Ford não fez só westerns, e nalguns os índios não são antagonistas (Fort Apache, Cheyenne Autumn) e noutros nem sequer aparecem (The Man Who Shot Liberty Valance, My Darling Clementine). Isto também pode querer dizer que o Hawks, tematicamente, é mais consistente, não sei...

Luís Mendonça disse...

Claro, percebo o que dizes, mas mesmo em Fort Apache, para não falar obviamente em filmes como Wagon Master ou The Searchers ou Stagecoach..., o índio é visto como um rival, que vem perturbar a ordem de relações entre os homens brancos. Antagonista é diferente de vilão e, se em Hawks, a antagonista "de serviço" costuma ser a mulher, em Ford penso que, fora obviamente a extensíssima obra em que estes nem sequer aparecem, seria o índio - que está quase ausente na obra de Hawks.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...