quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Filmes que (não) vou ver em sala (I): introdução e Independencia

Recentemente fui ao King, coisa que não fazia há muito tempo. Este era um espaço onde podia encontrar uma programação diferente da que me oferecia a maioria das salas; mais cinema independente americano, mas, acima de tudo, mais cinema para lá de Hollywood. A ATALANTA - a distribuidora - tem no King a tradução mais imediata do seu sucesso/insucesso. Se, por um lado, os espaços foram melhorados - livraria e café -, o cinema propriamente dito nunca atravessou uma crise tão grande, em qualidade e em quantidade.

Entrar no King e ver cartazes de "Embargo" (novo filme de António Ferreira, que aguardo com grande expectativa) ao lado não de um, mas três cartazes de "Saraband" - inexplicavelmente, aparece este filme de Bergman ao pé das grandes ante-estreias que se avizinham - dá-nos a sensação de estarmos a entrar num cinema abandonado, por quem o gere e pelos espectadores. Mas vão repor a última obra-prima do mestre sueco? Ou é como os cartazes que podemos ver no corredor no andar de baixo, onde, ao fundo, está um desbotadíssimo cartaz de "O Caimão"? Não encontro imagem mais triste da decadência - abandono mesmo - a que chegou um cinema tão importante como o King, mas acima de tudo também é a imagem de um país cada vez mais consumido pelos multiplexes e o cinema pipoqueiro norte-americano.

A ATALANTA distribui nem um quarto do que distribuía quando eu ia regularmente ao King e os poucos filmes que distribui são (por norma) opções certinhas, sem o mínimo de arrojo - já agora, nesta vez, vi o péssimo "O Segredo dos Seus Olhos", um filme descabeladamente televiseiro (muito pouco) argentino que deve ter ganho o Óscar porque, de facto, a Academia americana está, neste momento, entregue a labregos que só entendem o cinema dentro da mais primária linguagem televisiva. De qualquer modo, o estado da distribuição em Portugal é calamitoso.

À decadência total da ATALANTA acresce a total falta de arrojo das demais distribuidoras: como é possível que "Fantastic Mr. Fox", um (brilhante, refrescante, genial) filme de animação com vozes de Clooney e Streep, tenha sido lançado directamente em DVD? Como é possível que não haja sinais de "Frozen River" no mercado português? Como é possível que os filipinos, tantos iranianos, romenos (menos, mas podia haver mais), tailandeses, taiwaneses, chineses, sul-coreanos, japoneses... estejam quase totalmente arredados das nossas salas? Sabem quanto tempo demorou "Whisky" a chegar às nossas salas?...

...Não, mais: 6 anos! Ok, vão-me dizer que não há público para este "tipo" de cinema. Ah não há? Já olharam bem para o caso de sucesso que é, neste momento, a Midas, tanto no campo da distribuição, como na edição de DVDs e ainda na produção de cinema? E já algum dos senhores da Lusomundo e companhia se interrogou por que carga de água tem-se assistido a um crescimento impressionante de tantos festivais de cinema que passam "coisas estranhas", como o Indie e o DocLisboa?

Da minha experiência nas salas comerciais, posso ainda dizer que há pouquíssimo tempo vi mais gente na sessão de "Shirin" que na de "Inception", o que é, quanto a mim, muito significativo. Enfim, fica o desabafo em jeito de intróito a nova rubrica: (trailers apetitosos de) filmes que (não) vou ver em sala.




Trailer de "Independencia" de Raya Martin (em exibição em França), extraído daqui.

3 comentários:

Miguel Domingues disse...

Sobre isto: http://limitationoflife.blogspot.com/2009/11/conto-de-fadas-do-estoril-avenida-de.html

Luís Mendonça disse...

Excelente texto. Subscrevo tudo.

Wellvis disse...

de qualquer das formas, sinto muita falta do King. belo post, alias. abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...