sábado, 10 de março de 2012

Newsletter #13: Erice


É com indisfarçável emoção que coloco a foto de Victor Erice, enorme cineasta espanhol, no álbum dos heróis homenageados pela Newsletter do CINEdrio. Na minha opinião, não há obra igual - e aqui falamos de uma das mais "curtas", mas mais brilhantes, do cinema europeu - que espontaneamente analise as relações do homem com a memória, a memória da História, a memória do Cinema, a memória da Arte e da Magia. Encantatório, profundo e inesquecível - falaremos mais dele na próxima edição.

No mercado home cinema, posso já antecipar importantes anúncios de pré-vendas de raridades de Welles, Huston, Vidor, Fassbinder e, bem longe, mas vamos sublinhar bem sublinhado, Rafi Pitts. Estaremos ainda em cima de lançamentos recentes de caixas de Samuel Fuller, filmes individuais (raros) de Tourneur, André de Toth, Chantal Akerman e Ermanno Olmi, bem como algumas transcrições (algumas em Blu-ray) de obras recentes de Bruno Dumont, Nuri Bilge Ceylan, Terence Davies, David Fincher, Takashi Miike e mais, muito mais... Em matéria de pechinchas, damos a comprar - ao preço da chuva - westerns (de Mann e de Aldrich), dramas históricos metafísicos ("The New World" em Blu-ray...), documentários inusitados ou quirky (Errol Morris in the house...) e cinema, como dizem os americanos, internacional ou "art-house" (coisas tão variadas como "The Apple" e "Tout Va Bien"). Isto e muito mais!

Em matéria de livros, antevêem-se já importantes pré-lançamentos de livros de Gianni Vattimo, mais de 600 páginas de correspondência assinada por Walter Benjamin, trabalho colectivo fulcral sobre os limites do cinema dito independente, um livro reflexivo sobre "como devemos ver cinema" de David Thompson, etc. Pechinchas, descobertas, lançamentos recentes de obras várias também serão dadas a descobrir; obras de Vertov ou Harmony Korine (no cinema), David duChemin ou Umberto Eco (na fotografia), Hannah Arendt ou João Barrento (na filosofia)...

Para além dos livros e dos filmes, encontrados em livrarias, online ou offline, ou na TV, comprando ou mudando de canal na hora certa, publicamos a entrevista da praxe respondida pelo Flávio Gonçalves, estudante de cinema, jornalista cultural do DN e blogger do Sétimo Continente. Um obrigado a ele por esta valiosa colaboração.

Já sabe: só receberá esta e outras edições da newsletter se a subscrever; se já a subscreveu, também já sabe que esta publicação só crescerá com o seu apoio e a sua mais-poderosa-do-que-pensa capacidade para "passar a palavra".

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...