quinta-feira, 29 de julho de 2010

Momento Feio


Sei que esta introdução foi feita a pedido do "realizador" Fernando Fragata. E basta isto para percebermos o nível (ético e intelectual) deste senhor, que seguramente irá até ao fim do mundo para se tornar no "Steven Spielberg português". Este dispositivo de pôr António Feio a introduzir o trailer da sua última produção é uma exploração quase pornográfica das emoções: qualquer coisa entre um daqueles momentos evangelizantes de um canal de TV religioso e aquelas "histórias de vida" lacrimejantes que intervalam os episódios das novelas brasileiras.

É triste a forma como Fragata faz uso da situação - conhecida de todos - de António Feio para vender mais bilhetes e gerar lucros para o seu próximo blockbuster de vão de escada. Veja-se, em plano frontal, o rosto de um actor cuja fragilidade emocional e física é usada como primeiro "efeito especial" espectacular de um trailer!

Cá está um filme que não tenciono ver e, devo dizer, tenho pena que haja tanta gente que se deixa iludir por estes truques abjectos, dignos da mais bárbara forma de marketing.

Actualização: Acabo de ler a notícia chocante da morte do actor António Feio. Quero sublinhar que escrevi este post antes do sucedido e que lamento muito a morte de um homem talentoso e bom da nossa cultura.

9 comentários:

Sara Feio disse...

o blogspot tem de arranjar um botão "like" como no FB. pressionava-o sem dúvida. concordo.
x

Tiago Costa disse...

Não me lembro de, nos últimos anos, ter assistido a momento mais repugnante em cinema ou na televisão. Devia dar prisão.

Anónimo disse...

'Nesta vida o importante é fazerem-se juízos «apriori» de valor'.

porque é desta forma que ' o mundo pula e avança'.

mas acima de tudo....O MAIS BONITO NESTA VIDA É CAGAR CONCEITOS ACERCA DOS OUTROS.

ao ler este post do Sr.Cinédrio só me deu vontade de vOMITAR.
(espero que na p* da sua vida não tenha que enfrentar assim uma realidade, digamos, por assim dizer, de ameaça apostolicamente 'mortal'.

de facto o Kubrick tinha razão.estudar cinema é embrutecer.

mas acima de tudo, pior sou eu , que insisto em vir aqui ler o sr.cinédrio.
(acho que me vou dedicar ao último filme 3d da pixar)assim como assim....'cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas'

Luís Mendonça disse...

Sr. Anónimo,

Acho-lhe uma graça que venha com lições de moral e esse tom justicialista quando nem tem coragem para assinar o que escreveu. Mas, passando à frente dessa questão que aflige os cobardes e os manda bocas deste país, devo-lhe dizer que não compreendo o que quer dizer com "fazerem-se juízos a prior". Mas que juizos "a priori" fiz eu, se me reporto exclusivamente à introdução a um trailer que deixo aqui em link?

Quem caga ideias sem nexo é o senhor ou senhora anónimo quando despeja esse discurso populista acéfalo e fascizante, completamente alheado daquilo que eu escrevi no meu texto, que assinei e assumo aqui neste espaço democrático, aberto ao mundo - e ao contraditório, civilizado e mesmo o pouco civilizado, de que o senhor ou senhora anónimo é, até ver, exemplo maior.

Quanto à sua sessão da pixar, muito bom proveito - apesar de, novamente, não ter percebido a referência... Espero que se esteja a referir ao "Toy Story 3", que dizem ser muito bom. Ou, espere, por acaso está a insinuar que eu, do alto da minha arrogância vomitiva, não acho digno deitar olho em filmes Pixar ou filmes de animação?

Não, não pode ser isso:

http://cinedrio.blogspot.com/2009/08/estrangeiro-no-meu-proprio-bairro-como.html

http://cinedrio.blogspot.com/2010/07/mais-tresloucada-perseguicao.html

http://cinedrio.blogspot.com/2010/07/licoes-de-mise-en-scene-profundidade-de.html

Ana Campino disse...

Eu não sei se o trailer foi difundido antes ou depois da morte do actor, mas eu só o vi depois e achei de um mau gosto arrepiante: como se pode explorar assim a memória de alguém para vender filmes?
E não senhor anónimo, não tem absolutamente nada a ver com insensibilidade face à doença do actor, pois fique sabendo que de uma forma ou de outra todos nós conhecemos isso: tem a ver com respeito pelo próximo.
Ao ler o seu comentário deu-me vontade de arrotar.

Anónimo disse...

Srª Ana Campino,

espero que tenha arrotado bem. E vou dizer uma qualquer coisinha...na realidade sei que foi o António Feio quem quis fazer este comentário. sei-o porque sou seu familiar. por isso, manifestei o meu desagrado. Porque este foi um dos últimos filmes que vi com ele. e sei como ele sentiu este filme.
lamento se ofendi alguma das partes mas ...

odeio palavras ocas.e sobretudo as certezas absolutas de teóricos impotentes realizadores.

Luís Mendonça disse...

Olhe, faça um favor e deixe de postar aqui comentários. Não estou para aturar idiotices de anónimos.

Se não gosta, não leia. Passe bem.

Anónimo disse...

a questão é que eu adoro chateá-lo...percebe? adoro!!!!!!!!!!! as suas teorias. e ler as suas palavritas a chamar-me acefálo e coisas assim. é que sabe? é divertido. prometo que vou tentar arranjar outra diversão. prometo sr.cinédrio. mas o senhor também poderia pensar em realizar uma qualquer coisita não? quer ajuda?....vá, se postar isto eu até desisto de o chatear....

Luís Mendonça disse...

Não sei por quê, visto que sou um zé-ninguém com uma p* de vida, etc...

Mas, por acaso, já realizei:

http://cinedrio.blogspot.com/search?q=Lugar%2FVazio

Podemos continuar a conversar - e seria bom fazê-lo, mas com substância e, coisa que tem a ver com CARÁCTER, devidamente identificado.

(Não tencionava escrever isto, porque acho que é desviarmo-nos completamente daquilo que escrevi, mas se for familiar do António Feio, percebe que é POR RESPEITO a ele que eu escrevi isto. Mas, pronto, "lá se vai andando com a cabeça entre as orelhas" neste país de "manda bocas" que nem conseguem assumir o que escrevem e se escondem por trás de uma data de insultos e lugares comuns populistas.)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...