sexta-feira, 23 de março de 2012

Zoom back, camera ou "a verdade no cinema não existe"

"Ningen jôhatsu"/"A Man Vanishes" (1967) de Shôhei Imamura

"The Holy Mountain" (1973) de Alejandro Jodorowsky

(Duas provas do cinema moderno que tive recentemente e que me deixaram algo abananado.)

2 comentários:

Charles disse...

Hum...conheço os filmes citados acima, mas o que está logo abaixo ainda não pude assistir, e fiquei curioso, poderia explicar melhor isso?

Luís Mendonça disse...

Claro! Todos nós conhecemos mais ou menos o modelo do "falso-documentário" - que deve ter começado em "Haxan" e que, nos anos 60, atinge a apoteose com "The Connection" e que hoje vai até um "The Blair Witch Project". O que Imamura faz em "A Man Vanishes" é não isso, mas mais um "documentário falso", quer dizer, o caso que ele investiga - o desaparecimento de um homem - é factual, mas nunca o dispositivo do cinema é camuflado na sua intervenção sobre a realidade, na realidade, é mesmo exibido e "exponenciado". (É ele que "falsifica" propositadamente os factos documentados...)

Na cena do still, há um diálogo muito intenso - que poderá desvendar quem está por trás do dito desaparecimento - que se prende com a verdade ou mentira de um dos testemunhos. De súbito, o realizador intervém para dizer: "mas isto tudo é ficção". A câmara afasta-se e percebemos que a conversa decorreu toda dentro de um cenário de estúdio, que acaba por ser desmontado à nossa frente, à medida que a câmara faz o zoom out.

Penso que já conheces "A Man Vanishes". Ora, em "The Holy Mountain", filme completamente diferente - dentro do espírito místico-escatológico do seu realizador, o chileno Alejandro Jodorowsky - uma cena parecida acontece, mesmo no fim. O grande mestre espiritual que chefia o grupo de guerreiros cósmicos, sentado na mesa, disserta sobre o que é real e o que é ficção, melhor, o que é verdade e o que não é verdade. De repente sai-se com a frase "Is this reality? No, it is a film. Zoom back, camera!" E acontece, em certa medida, o mesmo que acontece no filme de Imamura...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...