sábado, 14 de julho de 2012

Newsletter #17: Akerman


Chantal Akerman, cineasta belga. Começo de texto traiçoeiro, mesmo para um parágrafo breve sobre a nossa heroína do próximo mês (primeira mulher a nos dar a honra!). Akerman foi, antes de "belga", uma cineasta do mundo e para o mundo. Fez, aliás, da viagem (como do travelling) um dos princípios estéticos e emocionais de toda a sua obra, vogando sem pressas ou precipitações entre o experimentalismo avant-garde da escola do New American Cinema (sob influência de Warhol, Mekas, Snow e Brakhage, bem como, sob certo ponto de vista, em diálogo constante com James Benning) e a errância sentimental da Nouvelle Vague francesa (Rohmer e Godard poderão bem ter sido autores da sua preferência).

Viagem entre referências cinematográficas, mas também viagem (muito literal) "no mapa": notabilizou-se primeiro nos Estados Unidos, entre deambulações por recantos esquecidos de Nova Iorque ou exercícios de auto-exorcismo afectivo sobre os efeitos da "distância", e sedimentou o seu estilo conquistando paisagens europeias, não só da Bélgica ou da França, mas de toda a Europa... Agora, visitamos nós a sua filmografia - já perto de 50 títulos - na Newsletter de Agosto, antecipando assim a organização do DocLisboa que, na próxima edição do festival (18 a 28 de Outubro), irá convocar na capital toda a obra desta "cineasta belga do mundo".

Em matéria de home cinema, anunciaremos lançamentos importantes em DVD/Blu-ray, como, finalmente, uma caixa com parte substancial da obra de Jonas Mekas (!), o excelente último filme de Ferrara, um pack com duas obras-primas de John Carpenter, provas da nova vida do género francês do "polar", o mais amado filme de George A. Romero, um peplum de Vittorio Cottafavi e aquele que deverá ser o mais altamente reavaliado título em toda a história do cinema: "The Night of the Hunter", edição de coleccionador imperdível em zona 2/B! Também procuraremos cobrir as mais apetecíveis promoções, em filmes de Godard, Kurosawa, Marguerite Duras, George Pal, Raoul Walsh, Alain Resnais, etc.

Nos livros, fazemos eco de alguns descontos de Verão; damos a descobrir uma monumental enciclopédia dedicada ao cinema norte-americano, mas escrita por quem o compreendeu melhor - dois franceses -; espicaçamos a nossa curiosidade em relação à carreira literária da musa de Bresson e Godard, Anne Wiazemsky; folhearemos o recém-publicado catálogo da Cinemateca sobre a vida e obra do sui generis cineasta português António de Macedo; sugerimos uma releitura da história do cinema moderno com base na narrativa dos lunaparks norte-americanos; damos-lhe um curso de filosofia que durará pouco mais de seis horas e... bem, o resto - muitas mais páginas, é uma promessa! - guardamos para o dia da publicação.

A próxima edição da Newsletter do CINEdrio apresentará ainda novidades importantes no campo das rubricas: teremos, pela primeira vez, um espaço de destaques a revistas de cinema e, excepcionalmente este mês, publicaremos a rubrica da Livraria do Mês a par do inquérito a uma personalidade pública, desta feita, publicamos as sugestões do Professor José Bragança de Miranda, autor de várias obras na área da filosofia, estudos da cultura, arte e comunicação.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...