sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Newsletter #8: Iosseliani


Assim, rápido, o que me ocorre dizer sobre Otar Iosseliani? Desde logo, que foi o realizador soviético, que é o realizador georgiano mais "francófilo" que poderíamos conceber, alguém que faz respirar nos seus filmes imagens de Tati, Vigo, Renoir, etc. Em entrevista publicada pela Artificial Eye na edição com os filmes de Vigo, Iosseliani confessa o seu amor profundo - fundamental! - por "L'atalante", o que não nos espanta, face à verdadeira imagem-símbolo do seu cinema que é a água e o seu movimento essencial, na sua fluência que não olha para trás, na sua leveza "flutuante" sobre os prazeres pequenos da vida, que embala esta ou aquela fábula urbana de espírito hedonista, neste particular, mais à la Renoir e Tati do que propriamente à la Vigo, apesar de o eternamente jovem génio francês estar sempre lá, em cada pulsação - que, na verdade, é "pulsão fetichista" - do cinema de Iosseliani. Vamos abrir as portas deste universo na newsletter de Novembro.

De resto, mantemos as nossas rubricas habituais, com todo o género de sugestões vindas do mercado nacional e internacional de filmes e livros, sem esquecer um "zapping clínico" - perdoem-me o oxímoro... - pelas programações de cinema na TV e uma saltada, sempre deliciosa, a uma loja "de carne e osso" - e, com isto, não me refiro a nenhum bem fornecido talho nacional. Mas, continuando a falar de pratos fortes da próxima edição da nossa newsletter, podemos já antecipar alguns dos nomes que estarão em destaque nas rubricas referentes às últimas e às descobertas e às pechinchas...

Nos filmes, damos as boas-vindas a "Accatone", finalmente disponível em edição apreciável no mercado anglo-saxónico; iremos saudar a chegada de dois filmes de culto de Robert Kramer ao seu país - finalmente! -; não deixaremos, com certeza, de falar de novos, e apetecíveis, lançamentos no mercado nacional (por exemplo, da última obra de Wiseman estreada comercialmente em Portugal e muito elogiada aqui no CINEdrio); Anh Hung Tran, Rafi Pitts e outros importantes nomes do cinema mundial contemporâneo farão também parte do cardápio em preparação.

Nos livros, assinalaremos as descobertas/lançamentos de livros de autores como Émile Benveniste, Raymond Bellour, Stanley Cavell e Giorgio Agamben. Prometemos aprofundar o trabalho de arqueologia livreira, com vista a fazer chegar aos nossos leitores mais "especializados" as maiores raridades do mercado livreiro concernente ao cinema, fotografia, semiótica/filosofia da imagem, etc.

Ah, e o nosso próximo entrevistado será o Carlos Natálio do blogue Ordet.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...