terça-feira, 15 de maio de 2012

Newsletter #15: Dovzhenko


Alexander Dovzhenko é o rosto (revolucionário) de um mês de Junho que se prenuncia quente. Cineasta pouco alinhado com a nomenklatura vigente, isto é, pouco conformado com a tutela russa, Dovzhenko é um dos mais notáveis cineastas soviéticos do seu tempo, alguém que tem sido objecto de uma entusiástica redescoberta ao longo dos últimos anos. Notável e extremamente influente, se pensarmos que Larisa Shepitko e Serguei Paradjanov o tiveram como principal mentor.

Em Junho, com a temperatura bem alta, recomendamos que esteja atento, por exemplo, a lançamentos de filmes de Paul Féjos, Carlos Saura, Claude Chabrol, Nicholas Ray, Alfred Hitchcock e Ti West. Ou que aproveite pechinchas de obras magníficas de Charles Burnett, Mikhail Kalatozov, Serguei Paradjanov, Eugène Green, Johnnie To, entre muitos outros nomes.

Para ler, entre muita coisa, damos o devido destaque às recentes edições da ymago, nomeadamente, de um conhecido livro de Georges Didi-Huberman. Também não deixaremos de passar os olhos por livros de Raymond Bellour, um (finalmente) lançado e o outro a preço convidativo, ou pelas muito promissoras antologias de análises fílmicas da autoria de Susan Sontag e, noutro livro, de Gyorgy Lukács. Sublinharemos ainda, em lançamentos recentes, a obra "Ermanno Olmi. Uma excêntrica normalidade", editado e, numa pequena parcela, também redigido pelos organizadores desta publicação - vá, um pouco de auto-promoção nunca fez mal a ninguém!

Renovo, nestas linhas, o apelo que já dirigi aos nossos subscritores: por favor, responda a este inquérito de opinião, onde a reserva do seu nome é total. Será de resposta rápida e particularmente útil para nós, que queremos melhorar, isto é, caminhar no sentido do que quer o leitor.

Aviso também que duas rubricas da newsletter, a Loja do Mês e o Sugestões de..., passam a ser rotativas. Este mês, dedicamos o nosso tempo a mais uma visita livreira. Também vamos reduzir, logo, melhor sistematizar, o espaço dedicado ao Cinema em Casa. Um pouco à imagem do que já acontece nos livros, as subsecções Pechinchas e Raridades serão transformadas numa: Pechinchas/Descobertas.

Estas mudanças, em parte inspiradas por algumas das respostas que os nossos subscritores deram em inquérito, visam concentrar e filtrar mais a informação desta nossa publicação. Pensamos que os nossos subscritores concordarão que, no caso, definitivamente, less is more.

A frase feita não resulta é para o número de subscrições, em que, definitivamente, more is more. A propósito, já subscreveu a newsletter do CINEdrio?

----------

ERRATA Newsletter #14

Por lapso, pusemos a referência à mega promoção em cinema italiano que a FNAC portuguesa tem estado a fazer na secção de Leia mais < Lançamentos Recentes, quando deveria estar, obviamente, na secção das pechinchas.

As caixas espanholas, Blu-Ray, de Bergman e Woody Allen não deviam também estar nos lançamentos futuros, mas já em lançamentos recentes.

Por estes lapsos, apresentamos as nossas desculpas.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...