"Naked City" (1948) de Jules Dassin
"Tengoku to jigoku"/"High and Low" (1963) de Akira Kurosawa
[Parece-me evidente que "High and Low" é um prodígio cinematográfico: uso magistral do CinemaScope, isto é, aproveitamento de cada espaço no ecrã - como diz Scorsese, não há espaços deixados vagos aqui- e uma iluminação a preto-e-branco primorosa, que culmina no diálogo na prisão, entre uma personagem e o reflexo da outra nos vidros de segurança. Para além disso, "High and Low" segue o receituário de "Naked City" de Dassin: noir de pulsão documental, com uma narrativa muito barebones, sem desvios espectaculares ou "dramatizantes" dos procedimentos policiais usados com vista à captura do criminoso que se mantém à solta na cidade. Se, no domínio puramente cinematográfico, Kurosawa leva a melhor; no outro domínio, o da disposição narrativa, Dassin parece mais esclarecido - e foi, sem dúvida, bastante inovador no seu tempo (recordo que com "Naked City" fez o primeiro filme americano rodado integralmente em Nova Iorque, para falar mais francamente da realidade muito real da cidade.)]
1 comentário:
Viva,
Também de Kurosawa, e com fortes orientações temáticas/narrativas em "Naked City", é de considerar o filme "Nora Inu - Cão de Palha" (1949), considerado um dos primeiros "procedural cop movies" da história do cinema. Pela proximidade existente entre estas duas obras, e considerando que o realizador japonês não tinha qualquer intenção de imitar Dassin, o argumento de "Nora Inu" é bastante mais complexo e generoso a nível psicológico do que "Naked City" - é interessantíssimo observar o que Kurosawa inovou a partir do "material base". :-)
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