segunda-feira, 7 de maio de 2012

Balanço IndieLisboa 2012 (II): os melhores filmes do CINEdrio e da blogosfera cinéfila


Antes de mais, e pondo numa média a qualidade cinematográfica deste IndieLisboa 2012, devo dizer que faço um balanço positivo do festival. (Olhando para aqui, constato que a classificação geral que atribuiria, estilo Professor Marcelo, a esta edição do Indie, mesmo incluindo as reposições, seria 2,5 em 5.)

Apesar de alguns filmes estarem claramente abaixo da média, como o aberrante "Dark Horse" (que, sabe-se lá por quê, teve honras de abertura do festival!) ou o estereotipado "The Color Wheel" ou ainda o desnorteado "Em Segunda Mão", apesar das desilusões que foram "Alpeis" e "Rua Aperana 52", reconciliei-me com Werner Herzog, o documentarista, após a decepção do seu fracassado "The Cave of Forgotten Dreams", e com Ursula Meier, que não me tinha convencido por aí além com "Home" (mas que também acabou por não me extasiar com o seu último, "L'enfant d'en haut"), bem como confirmei o valor de João Salaviza ou, com uma ponta de decepção, de Jeff Nichols. Por outro lado, Ferrara voltou à forma de "Mary" - outro filme IndieLisboa -, Markus Schleinzer enregelou-nos com "Michael" e Radu Jude deixou-me quase sem palavras por causa de "Everybody in Our Family".

Nas reposições, Rainer Werner Fassbinder, cineasta com o qual não tenho uma relação pacífica, trouxe cinema ao cinema, com o bom "Cuidado com Essa Puta Sagrada", e Thom Andersen trouxe uma lição de cinema ao cinema, com "Los Angeles Plays Itself". Foram dois momentos interessantes no festival.

Por tudo isto, escolhi, para Top 5 do CINEdrio, os seguintes filmes:

1. "Everybody in Our Family" de Radu Jude
2. "4:44 Last Day on Earth" de Abel Ferrara
3. "Rafa" de João Salaviza
4. "Michael" de Markus Schleinzer
5. "Tous à table" de Ursula Meier

Para enriquecer este balanço, convidei os bloggers Carlos Natálio (Ordet.), Miguel Domingues (In a Lonely Place), Ricardo Lisboa (Breath Away) e João Lameira (Numa paragem do 28), os mesmos que participaram na célebre copa A Angústia do Blogger Cinéfilo..., para tornarem públicas as suas 5 escolhas e contribuírem para a formação de um Top 5 colectivo, representativo da blogosfera cinéfila que acompanhou bem de perto esta edição do IndieLisboa.

Deste contributo, que agradeço, resulta a seguinte lista Top 5 da blogosfera cinéfila:

1. "Everybody in Our Family" de Radu Jude
2. "4:44 Last Day on Earth" de Abel Ferrara
3. "Vivan Las Antipodas!" de Victor Kossakovsky
4. "Michael" de Markus Schleinzer
5. "De jueves a domingo" de Dominga Sotomayor Castillo ex aequo com "L'estate di Giacomo" de Alessandro Comodin

Assim encerro a cobertura do CINEdrio ao IndieLisboa 2012. Bons filmes!

2 comentários:

Jay Addler disse...

So curiosidade,o que achou do "Bónsai"?

Luís Mendonça disse...

Infelizmente, não consegui ver esse filme. Por quê?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...