domingo, 6 de maio de 2012

Adeus Fernando Lopes e olá José Vieira Mendes ou o parasitismo mediático


Peço desculpa, mas vou ter de voltar a insistir nisto.

Numa altura em que se presta a homenagem, mais do que devida, a Fernando Lopes, não só como realizador maior do cinema novo português, como crítico de excepção (da Cinéfilo, revista de que tanto se orgulhava), mas também como co-fundador da RTP2 e programador que pensou e deu a pensar cinema no mítico Cineclube, numa altura em que faz sentido retirarmos as devidas lições desta vida exemplar, que ainda nos está tão próxima, ligo a RTPMemória e vejo, confesso que com apreensão, mais uma Noite de Cinema apresentada por José Vieira Mendes.

O sorriso de plástico e o fraco conteúdo de Vieira Mendes continuam lá, o que muda (porque nem sempre tem sido assim... como já testemunhei, aliás) é, desde logo, o facto de ter naquele estúdio virtual reles alguém com um discurso desempoeirado e empático: Filipe Melo, músico jazz e uma das cabeças por trás do primeiro filme zombie português, "I'll See You in My Dreams". José Vieira Mendes faz a apresentação do convidado, ao mesmo tempo que o põe desconfortável com uma enxurrada de elogios genéricos e salamaleques artificias, procura promover o seu trabalho na música, no cinema e, mais recentemente, na banda desenhada e depois reserva um minuto para a apresentação propriamente dita do filme.

Se antes criticávamos o tom e a escolha (deslocada) dos convidados (alguns, caídos de pára-quedas ali, nitidamente!) e não tanto os filmes que eram mostrados, uma vez que na RTPMemória havia uma predilecção por grandes clássicos do cinema (de Hawks, Powell, Ford, etc.), agora não pudemos deixar de nos engasgar mal ouvimos o título do filme que, no fim de contas, propiciara aquela reunião: "Academia de Polícias 3". Filipe Melo, simpaticamente, procura falar dos anos 80, do impacto que teve esta série cómica no final da sua infância... não deixa, contudo, escapar a ideia de que, talvez, estas comédias estejam hoje muito datadas.

Eu pergunto: em que consiste esta gestão programática que a RTPMemória está a fazer da memória cinéfila? "Academia de Polícias" é uma obra que mereça revisitações sofisticadas, contextualizações com 10 minutos? Não, aliás, de tal modo que só deram 1 ou 2 minutos a Filipe Melo para falar desse filme. A verdadeira motivação desta "apresentação" não tem nada a ver com a divulgação ou a pedagogia do olhar, aquela por que se bateu Fernando Lopes numa vida; não, os dois grandes objectivos destas falsas contextualizações cinematográficas são: a promoção do trabalho do convidado - mas então por que está este espaço disfarçado de grande "átrio" da cinefilia e da cinefilização? - e, antes de tudo, a projecção da imagem do entrevistador/programador - José Vieira Mendes tem amigos e, como se vê na narcísica troca de elogios que protagoniza sempre, tem feito muito pelo cinema em Portugal...

É terrível que o cinema na televisão pública sirva este puro parasitismo mediático, que lhe é completamente alheio. Penso que, e agora retomando a minha homenagem a Fernando Lopes, é tempo de se começar a dignificar o cinema no espaço público, é tempo de levarmos a bom porto a batalha por uma melhor e mais séria pedagogia do olhar em Portugal. É tempo de sermos mais exigentes e de reivindicarmos - porque pagamos por ela - uma televisão pública de serviço público. Não é tempo para auto-promoções à custa do cinema ou apropriações pífias e parasitárias da memória cinéfila.

7 comentários:

Ricardo disse...

Wtf?! Mas alguém tem o Academia de Polícia 3 como filme da vida? Houve uma apresentação de 10 minutos na RTP memória? Mas aquele pessoal da RTP anda maluco ou quê? Até o Sherlock Holmes e o Justiceiro têm mais classe do que esse filme.

Luís Mendonça disse...

Olá Ricardo, não, não é o "filme da vida" o formato destas "apresentações". Penso que é o programador que, com um filme em mãos, procura depois arranjar o entrevistador certo. É um pouco ao contrário.

De qualquer modo, "Academia de Polícia 3" foi o filme apresentado este sábado - como já haviam sido apresentados os "Academia de Polícia 1 e 2" nos sábados anteriores, pelo que dá a entender a conversa do apresentador.

Filipe Melo disse...

eu queria ter falado mais sobre o zed...

Luís Mendonça disse...

Do Zed, ou melhor, do actor Bobcat Godthwait tenho curiosidade de ver o filme que realizou há pouco tempo , "God Bless America", comédia de humor negro que estreou recentemente nos EUA e que tem um trailer ... como dizer?... barbaramente cómico! http://www.youtube.com/watch?v=GEFj0Pngu_E

Carlos Natálio disse...

"De qualquer modo, "Academia de Polícia 3" foi o filme apresentado este sábado - como já haviam sido apresentados os "Academia de Polícia 1 e 2" nos sábados anteriores, pelo que dá a entender a conversa do apresentador". ahahh, portanto é errar uma vez e continuar a apostar na estupidez duas e três vezes. Meu Deus. Será que eles pensam que não está ninguém a ver quando fazem estas coisas? Eu sei a TV é um media em decadência mas "programar" as academias de polícia é de um nível, enfim... É triste demais esta comercialização, estupidificação do povo português. Pagamos ao Estado para ele nos tornar piores pessoas. Somos uma espécie de contribuintes masoquistas compulsivos. :(

Jay Addler disse...

O "God Bless America" sofre de um mal interessante : é um filme que, com o desenvolver do enredo, se transforma naquilo que tanto satiriza. É pena,porque o primeiro acto é belíssimo.

Luís Mendonça disse...

Entretanto, também já o vi e devo dizer que concordo com tudo o que dizes.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...