quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Filmes que (não) vou ver em sala (III): L'Illusionniste"

Tati nunca fez animação? Tati está morto? Sylvain Chomet responde com um categórico "Não" a estas questões: a animação faz parte do ADN do cinema de Tati, por isso, bastou pegar num argumento escrito por si para que o resto surgisse tão naturalmente quanto... um "Les triplettes de Belleville". Na exposição que a Cinemateca de Paris dedicou à obra do génio cómico francês já havia visto um excerto de "L'Illusionniste", filme que continuava a mostrar um Chomet orgulhosamente 2D e um Tati mais vivo do que nunca - eis o Monsieur Hulot a tirar coelhos da cartola e a fazer os seus deliciosos disparates!

As críticas excelentes que recebeu no Festival de Berlim e a recepção positiva que já teve em Paris fazem deste "Tati revisitado" uma obra que gostaria de ver nas nossas salas, mas, como já disse, Chomet mantém-se "orgulhosamente 2D" - e as salas portuguesas perseveram, totalitariamente..., nas 3D. E se não é 3D, tem de ser "digital": veja-se a forma criminosa como o genial filme em "stop motion" "Fantastic Mr. Fox" foi relegado para o mercado DVD. Vamos lá acabar com os truques de feira - de Pavilhão do Futuro - e fazer com que a verdadeira MAGIA regresse às nossas salas.


Trailer de "L'Illusionniste" de Sylvain Chomet, já estreado em França.

2 comentários:

Ricardo-eu disse...

já tem data de estreia em Portugal (25 de Novembro), quando passou em Berlim, o Mourinha do Público disse maravilhas do mesmo e informou da aquisição do filme para o nosso país.

http://cinema.sapo.pt/filme/lillusionniste/estreia

Luís Mendonça disse...

No site não percebo QUEM o adquiriu, mas nesta altura já não me satisfaz minimamente que os filmes estejam anunciados, quando depois ou estreiam verdadeiramente passado vários anos - com adiamentos sucessivos até ao cancelamento total, exemplo do último Iosseliani na ATALANTA ou o já aqui referido caso de "Rogue", da Ecofilmes - ou então vão directos para DVD - como aconteceu com o "Fantastic Mr. Fox".

É um sinal, mas não dá garantias que estreie.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...