quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Newsletter #7: Mankiewicz

Deleuze refere-o como o "mestre do flashback" e, por isso, propomos um flashback sobre a sua obra, verdadeiro monumento fílmico às turbulências da psique humana ("Suddenly, Last Summer"), ao amor além-vida ("The Ghost and Mrs. Muir") e aos ódios, rivalidades e "apunhalamentos pelas costas" (de "Julius Caesar" a "Sleuth") no mundo do showbiz ("All About Eve" e "The Barefoot Contessa"). Mankiewicz é um dos cineastas mais sofisticados do cinema clássico, aliás, será, certamente, um dos "autores" de Hollywood mais assombrados pelo estilhaçamento da imagem, provocado pela emergência do cinema moderno. Por isso, não haverá herói do mês que convoque tantas imagens "em transformação" como Mankiewicz, exemplar notável do mais adulto dos classicismos. Dedicamos-lhe todo o mês de Outubro - rememoração inevitável.

Traremos, também, como é hábito, todas as novidades e descobertas em matéria de filmes e livros - uns, tantas vezes, relacionados com os outros -, sendo que podemos já fazer algumas antecipações: no mercado livreiro, contarão, entre outros, com nomes como Jacques Rancière, Roger Leenhardt, Rudolf Arnheim, Antonin Artaud e Haroldo de Campos - um luxo, portanto! -; no mercado do "cinema em casa" contamos incluir grandes promoções e/ou lançamentos de obras de Bill Douglas, Kenneth Anger, Víctor Erice, Dennis Hopper, Ernst Lubitsch, Fritz Lang e irmãos Taviani. Uma fartura de grandes leituras e grande cinema à distância de um clique ou dois. Ora, para além desta "boa publicidade", traremos até si a "Loja do Mês", os "Filmes na TV" e o inevitável questionário, desta feita, respondido pelo crítico de cinema, programador da Cinemateca e blogger Luís Miguel Oliveira.

Apelamos a todos que, caso estejam interessados, não hesitem em subscrever este serviço inteiramente não comercial, que, de qualquer modo, só tem razão de ser caso seja lido e divulgado pelos entusiastas destas matérias.

Até lá, deixo-vos com aquele que pode bem ser o hino oficial da nossa newsletter: "I call that a bargain, the best I ever had". Indeed... Tchau!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...