quinta-feira, 8 de julho de 2010

Programação de cinema na RTP2 (II)

"Videodrome" (1983) de David Cronenberg

Pior que não haver claramente uma programação de cinema no canal público estatal, supostamente, dedicado à cultura, é o facto de o pouco cinema que existe ser enxotado para as noites de sábado em dose dupla tantas vezes desconexa (porquê passar "Transe" e "Entre os Dedos" juntos? Porque são... portugueses?! Porquê repetir continuamente os mesmos filmes que ou já passaram no próprio canal ou passaram há pouco tempo na vizinha RTP1, que, já agora, consegue ter mais cinema que a RTP2 -- e, meus amigos, que cinema!).

A pobreza desta (não-)programação torna ainda mais embaraçoso este buraco programático: face às escolhas feitas, percebe-se que não há interesse, motivação e/ou conhecimentos dentro da RTP2 (já não há, digo!) para se introduzir nesta área alguma lógica formativa ou, não há que ter medo das palavras, uma certa política educativa empenhada no alargamento dos horizontes culturais dos portugueses. Que saudades das lições de cinema que Bénard da Costa dava antes de um Hitchcock. Foram as suas palavras transmitidas pela RTP2 que me fizeram ver e rever várias vezes "A Casa Encantada", o primeiro filme que gravei na minha vida. Bem-ditos VHS que ainda me permitem voltar atrás no tempo para relembrar como a televisão já celebrou o grande Cinema.

Entretanto, o Miguel Domingues do blogue In a Lonely Place já se juntou a nós na iniciativa de se lançar uma petição pública a reivindicar uma programação de cinema de qualidade na RTP2. Pedimos a quem concorde com ela que se junte a nós - para tal, é só preciso deixar uma mensagem nestes posts ou enviar-me um mail. Vamos a isso?

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...