quarta-feira, 28 de julho de 2010

Programação de cinema na RTP2 (XII): uma medalha vermelha pela (falta de) coragem


Obrigado RTP2 por teres passado "The Red Badge of Courage". Sei reconhecer o mérito desta escolha e valorizar, de novo em termos puramente cinematográficos, o double bill recente dedicado ao grande John Huston. É um dos meus realizadores favoritos (como está patente no cabeçalho deste blogue) e os dois filmes mostrados não são, longe disso, as escolhas mais óbvias dentro da filmografia do realizador. Agora, não vejam no que digo qualquer acto de contrição.

As críticas que tenho dirigido à RTP2 não se prendem com a qualidade dos filmes que esta mostra em sessão dupla aos sábados, mas, repito, com a forma como esta (não) os enquadra e liga entre si. Muito bem, para mim, que conheço razoavelmente bem a obra de Huston, não me é estranho o (aparente) eclectismo de este ter na sua filmografia um filme de guerra tão brilhante como "The Red Badge of Courage" (1951) e depois, nos anos 70, fazer um arrojado filme político, de título "The MacKintosh Man".

O problema é que, para o espectador-médio, Huston é só um nome no genérico, que lhe dirá pouco antes e não dirá muito mais depois desta sessão. Por outro lado, pergunto-me se não seria pertinente enquadrar histórica e esteticamente o período que separa um filme de 51 cujo tema é, stricto sensu, a guerra civil norte-americana de um thriller político - muito em consonância com o espírito do chamado cinema liberal norte-americano dos anos 70 - realizado vinte anos mais tarde, não nos Estados Unidos mas na Grã-Bretanha e Malta - ai, o "exotismo" dos pós-clássicos!

Eu, que vejo tanto cinema na televisão como comprado e sacado - e compro muito -, agradeço estes excelentes momentos de cinema, atomizados e saídos a conta-gotas, que a RTP2 lá nos vai proporcionando. Contudo, agora que "5 para a Meia-Noite" merece dose dupla quase todos os dias da semana, eu pergunto: não acham que podia haver uma melhor programação de cinema no canal 2? Melhor: não teremos nós, o seu público, o seu meio de subsistência, direito a mais do que esta prática de enxotar filmes para o sábado, como quem atira lixo para debaixo do tapete? Vou ser franco: eu sinto que ando a comer migalhas num prato que poderia estar farto de boa comida e manter, sem dificuldade, uma boa apresentação.

Obrigado RTP2 pelos Hustons, mas eu quero mais Hustons e quero que nos ajudem - a mim, que já conheço algumas obras-primas do realizador, e ao espectador que não conhece nenhumas - a apreciá-los em toda a profundidade.


Peço a todos para votarem na sondagem colocada na coluna à direita. Também gostava de ouvir/ler as vossas opiniões sobre este assunto, sobretudo daqueles que não concordam comigo e acham que a programação de cinema da RTP2 é muito boa, boa ou suficiente.

Se concordarem, podem-se envolver previamente na iniciativa enviando as vossas informações pessoais para peticaortp2@hotmail.com.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...