sábado, 10 de julho de 2010

Programação de cinema na RTP2 (VI)


Actualmente, a RTP2 exibe dois filmes ao sábado. Fora a sobrevivente "Onda Curta", não há mais nenhum espaço dedicado à Sétima Arte. Não estaríamos a queixar-nos se este tivesse a qualidade, ou próximo da qualidade, de rubricas semelhantes do passado, mas de base diária. O problema é que, objectivamente, o cinema da RTP2 é ou uma despensa da RTP1 ou uma playlist desarticulada de bom cinema. Hoje, por exemplo, passam "Zabriskie Point" (1970) de Antonioni e "Woodstock" (1970) de Michael Wadleigh. Dois filmes interessantes - o de Antonioni é magnífico - mas que surgem juntos sem qualquer tipo de contextualização. A razão para este casamento só pode ser o facto de serem filmes contemporâneos um do outro e de serem, de algum modo, emblemáticos da cultura hippie.

Tudo bem. Não digo que não se faça um ciclo dedicado à cultura hippie, mas de onde caiu isto? Porquê fazê-lo hoje, agora? Não faria sentido uma introdução a ligar os filmes à época histórica retratada, um testemunho ou mesmo uma análise (de cariz sociológico, histórico ou mesmo cinematográfico)? Para mim, isto seria ter-se o mínimo de cuidado numa estação que se diz de serviço público. Mas não, não há nada. Por outro lado, para quê passar "Woodstock" outra vez? É que este documentário com mais de três horas passou há pouco tempo a propósito da celebração dos quarenta anos do mítico festival de música - aqui, percebia-se a pertinência da exibição, mas nem por isso houve um esforço da RTP2 de a relacionar com a actualidade.

A cada sábado que passa, fica evidente a falta de uma política sólida de programação em matéria de cinema no segundo canal. Por este exemplo, demonstra-se que umas vezes os filmes como que respondem a assuntos da "actualidade"; outras vezes, aparecem totalmente desligados desta. O problema é que não há ninguém nem nada que os articule ou desarticule com a agenda mediática.

Entretanto, juntaram-se ao grupo peticionário dois valiosos membros: o João Paulo Costa do CinePt e o Ricardo do Breath Away. O Miguel Domingues do In a Lonely Place está também a reunir tropas no seu blogue. É dar uma espreitadela aqui. Convido-vos também para o excelente debate que se desenrola aqui.

Se se quiserem juntar ao grupo, basta enviarem um mail com nome, idade, mail e mais o que quiserem para peticaortp2@hotmail.com. O nosso objectivo é criarmos uma espécie de mailing list para lançar a petição num futuro próximo.

Ficamos à espera de alargar este grupo. Já sabem, se concordarem com esta causa, não hesitem, juntem-se a nós - o único compromisso será promover e assinar a petição.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...