sábado, 17 de julho de 2010

Programação de cinema na RTP2 (X)


Quem me conhece, sabe que há muito tempo que me indigno com a programação da RTP2, sobretudo, tendo em conta a quase total falta de originalidade da sua programação, o desleixo que revela na escolha e alinhamento dos seus programas e, muitas vezes, tendo por referência a declarada falta de qualidade dessa oferta. Foi em 2006 que mandei um mail ao Provedor do Telespectador a expor a minha insatisfação face à quase ausência de cinema na grelha programática da televisão pública, sobretudo, da RTP2. Esse mail deu origem a uma pequena entrevista que depois foi transmitida no programa "A Voz do Cidadão". A resposta institucional de Wemans foi um vácuo absoluto e Paquete de Oliveira remeteu-se a uma posição politicamente correcta (aquela que faz com que seja "anti-patriótico" olhar para o copo meio vazio em vez de meio cheio).

Por que surge agora a ideia de uma petição? Por duas razões.

A primeira prende-se com o global decréscimo de conteúdos de cinema na televisão portuguesa, incluindo a TV por Cabo, em benefício de um batalhão de séries com um número infindável de temporadas que se repetem sobre si mesmas em vários canais temáticos (os canais Fox e semelhantes). Encontramos cada vez menos espaços dedicados ao visionamento de filmes e nenhuns reservados à análise aprofundada dos mesmos.

A RTPMemória, que tinha cinema clássico durante toda a semana e algum cinema português, reduziu ao mínimo o número de filmes, limitando-se hoje a passar muito pontualmente obras já exibidas nesse canal, na RTP1 ou na RTP2. Na RTP1, filmes com Dolph Lundgren são destacados como "obras-primas da Sétima Arte", ocupando os melhores horários da grelha em detrimento do cinema não-americano, praticamente inexistente. Face a este vazio - recordo também que tanto canais como o AXN e o MOV reduziram drasticamente o número de filmes na sua grelha - exigia-se à RTP2 que oferecesse, mais do que nunca, uma alternativa.

A minha paciência atingiu um ponto de saturação quando constatei que o talk show "5 para a Meia-Noite" ia continuar, na sua milésima temporada, a preencher as noites da RTP2 - e agora, imaginem só, temos este degradante programa em dose dupla (com uma repetição) madrugada dentro!

A segunda razão prende-se com o facto de ter regressado recentemente a uma das minhas actividades favoritas: a gravação de filmes. Isto graças à box MEO que possuo há pouco tempo. Olho para as várias dezenas de filmes que gravei nas últimas semanas e vejo que a esmagadora maioria deles vieram dos canais Hollywood e TCM, sendo que na RTP2 como na RTP1 e RTPMemória gravei cerca de 5 filmes. Comparando com os tempos do "5 Noites, 5 Filmes" e "Filme da Minha Vida" esta situação parece-me inaceitável: quer dizer, multiplicam-se os canais, mas os conteúdos não se diversificaram, pelo contrário!

Exponho estas razões no seguimento dos vários posts que tenho publicado aqui, mas não só, em defesa de uma (melhor) programação de cinema na RTP2. Se se quiser juntar à causa, antes do lançamento da petição on-line, por favor, mande as suas informações pessoais para peticaortp2@hotmail.com. Estamos a construir uma mailing list com todos os contactos daquela que será a espinha dorsal desta iniciativa.


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...