segunda-feira, 29 de abril de 2013

Balanço IndieLisboa 2013: Top 5 da blogosfera cinéfila


Em termos puramente cinematográficos, este IndieLisboa 2013 ofereceu variedade, em quantidade e, algumas vezes, em qualidade. Comparando com o ano anterior, a título pessoal, não posso dizer que tenha feito melhores escolhas e, pelo que conversei com algumas pessoas, fica no ar a sensação de que a programação de 2012 contou com momentos de cinema que não foram superados este ano. De facto, excluindo obviamente os filmes repostos (sobretudo a obra-prima de Tod Browning/Lon Chaney, "The Unknown", ou as melhores curtas de Kubelka, como "Adebar" e "Unsere Afrikareise"), não tivemos este ano um filme como "Everybody in Our Family", obra de Radu Jude que conseguiu reunir o consenso entre os bloggers cinéfilos que convoquei na altura para a elaboração de um Top 5. Apesar disso, e continuo a falar a título pessoal, registei essa importante descoberta chamada "Museum Hours" e as confirmações - previsíveis, é certo, mas efectivas - de "Before Midnight" e "Frances Ha".

Comparando com a média de classificações do ano passado, que (como sempre) vou atribuindo no fórum Peeping Tom, dentro de uma escala de 0 a 5, parece haver um ligeiro decréscimo este ano: de uma média de 2,5 passamos para uma média de 2,2. Não posso dizer, ainda assim, que o balanço seja muito negativo ou até negativo - acredito até que o facto de ter falhado os visionamentos de obras como "The Act of Killing", "Leones", "Lacrau" e outros explicará, em certa medida, esta relativa infelicidade da minha parte.

Assim sendo, reeditando o que fiz no final do IndieLisboa 2012, convoquei diferentes bloggers cinéfilos, que cobriram de perto o evento, para escolherem os seus "5 mais". Publico, já de seguida, o Top conjunto, seguido dos Tops individuais do CINEdrio (meu), do Rick's Cinema (de Aníbal Santiago), do Keyzer Soze's Place (de Samuel Andrade), do Shut up and watch the movies (de Pedro Fernandes) e, last but not the least, do À pala de Walsh (de João Lameira).

Top blogosfera cinéfila IndieLisboa 2013

1. "Museum Hours" de Jem Cohen
2. "Leviathan" de Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel
3. "Leones" de Jazmín López
4. "The Act of Killing" de Joshua Oppenheimer
5. "Frances Ha" de Noah Baumbach

Nota: seguindo rigorosamente a jurisprudência instituída com o Top de 2012, "Leviathan" surge isolado no segundo lugar, por ter reunido três votos distintos, ainda que totalize os mesmos 8 valores de "Leones" e "The Act of Killing". Também decidi "isolar" "Leones": é verdade que totaliza 8 pontos, mas é inequivocamente escolhido por um dos dois votantes como o melhor filme do festival, distinção que "The Act of Killing" nunca chega a obter, sendo "medalha de prata" nesses dois Tops. 

Top CINEdrio

1. "Museum Hours" de Jem Cohen
2. "Before Midnight" de Richard Linklater
3. "Frances Ha" de Noah Baumbach
4. "Gimme the Loot" de Adam Leon
5. "Antíphon" de Peter Kubelka

Top Rick's Cinema

1. "Under African Skies" de Joe Berlinger
2. "The Act of Killing" de Joshua Oppenheimer
3. "Leones" de Jazmín López
4. "No" de Pablo Larraín
5. "La piscina" de Carlos Quintela

Top Keyzer Soze's Place 

1. "Leones" de Jazmín López
2. "Sinapupunan"/"Thy Womb" de Brillante Mendoza
3. "Art Will Save the World" de Niall MacCann
4. "Leviathan" de Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel
5. "Public Hearing" de James N. Kienitz Wilkins

Top Shut up and watch the movies

1. "Museum Hours" de Jem Cohen
2. "The Act of Killing" de Joshua Oppenheimer
3. "Leviathan" de Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel
4. "Gimme the Loot" de Adam Leon
5. "Starlet" de Sean Baker

Top À pala de Walsh 

1. Trilogia Paradies de Ulrich Seidl
2. "Frances Ha" de Noah Baumbach
3. "Leviathan" de Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel
4. "Ma belle gosse" de Shalimar Preuss
5. "Public Hearing" de James N. Kienitz Wilkins

Aqui estão, um ano volvido, mais várias mãos cheias de bom cinema, que as distribuidoras, editoras e televisões portuguesas poderão apontar como prioridades para este ano de 2013.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...