terça-feira, 9 de abril de 2013

Newsletter #21: Herzog


Não, não vamos destacar o livro de Bellow. O que nos traz, como sempre, é o cinema, no caso, um cineasta temperamental, que encontramos ora em Hollywood filmando super-estrelas em produções de média ou até grande dimensão, ora vagueando pelos lugares mais inóspitos do planeta, a captar histórias e imagens impensáveis, longe da civilização, perto do coração do mundo. Herzog é um mistério, sondador da condição humana que não encontra limites, geográficos, políticos, muitas vezes morais, à sua grande busca.

Que se confunda como uma espécie de Deus - a ubiquidade está bem plasmada no seu cinema totalizador - ou com a imagem do mais megalómano dos documentaristas do vivido e do experimentado, isso não lhe rouba a ironia e "espírito jovem" que vão moldando cada novo projecto. Filmou um homem a montar uma ópera na Amazónia, embrenhou-se na ilusão do El Dorado, filmou a guerra como uma catástrofe ambiental, revisitou o planeta como faria um extraterreste - e se calhar é o que faz sempre, este realizador alienígena, sem limites humanos conhecidos -, encontrou cinema nas pinturas mais antigas, fez do grotesco e da mitificação o contraponto cósmico à exploração arqueológica e filosófica do lado mais escondido do mundo. Fez isto e mais, muito mais. No mês de Maio, Werner Herzog merece o nosso destaque.

Para além do herói do mês, teremos livros e filmes em quantidade e qualidade. Para aguçar o apetite, antevemos de seguida os principais nomes que poderá encontrar na nossa futura edição: Derrida, Fuller, Satyajit Ray, Thoreau, Kubrick, Almodóvar, Ford, Eastwood, Joseph Cornell, Vidor, Robin Wood, Scorsese, Vatimo, Ferrara, etc.

O entrevistado do mês será o crítico de cinema do semanário Expresso Vasco Baptista Marques.

Até já!




Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...