sexta-feira, 9 de julho de 2010

Programação de cinema na RTP2 (V)

"Taxi Driver" (1976) de Martin Scorsese

Gravo filmes desde "A Casa Encantada". Devia ter 13 anos quando gravei a obra-prima de Hitchcock (e Dali?) e, depois de o ver três ou quatro vezes, comecei a gravar incessantemente até hoje. O fim do "5 Noites, 5 Filmes" marcou o princípio da minha insatisfação face à forma como a RTP2 estava a ser gerida - e, assim, uma história de amor transformou-se numa história de ódio e vingança... contra aqueles que tiraram do ar aquele que era para mim o espaço mais significativo da televisão portuguesa. Mas não sou partidário do neo-nazismo forçado de um Bickle ou do justicialismo bronsoniano ou dirty harriano (apesar de todos eles serem cool como o caraças). Por isso, a minha via terá de ser a mais democrática que encontro: uma petição pública.

Até agoro, conto com Miguel Domingues do blogue In a Lonely Place e Carlos Natálio do blogue ordet como parceiros peticionários. Se se quiserem juntar, ponham um comentário num destes posts ou enviem mail. Entretanto, peço a todos que respondam à pergunta que coloco já aqui na coluna à direita: "Como classifica a actual programação de cinema na RTP2?".

8 comentários:

Miguel Domingues disse...

Já pus um pequeno texto que exemplifica uma posição inicial. Sábado e Domingo, se tudo correr bem, colocarei outros dois, de um tripico que exporá as minhas posições neste caso. De resto, uma pergunta: conta-se espingardas agora e avança-se no inicio de Setembro, tendo algo pronto no final do ano ou começa-se já para tentarmos ter algo pronto em Outubro?

E contactos com cineastas? Querem tentar?

Vamos a isso!
Abraço

Luís Mendonça disse...

Claro. Iniciando a petição tenciono pôr todo o pessoal que conheço da área do cinema a subscrevê-la - não deverá ser difícil se, e aqui entra o que dizes, tivermos cuidado na redacção e preparação da mesma. Acho que é bom contarmos espingardas, promovermos a ideia junto dos leitores dos nossos blogues, amigos e até inimigos! Acho que devemos reunir parceiros até Setembro, depois combinamos como vamos redigir e que apoios podemos arranjar dentro da área. Que te parece, pergunto a ti Miguel Domingues e ao Carlos Natálio?

Luís Mendonça disse...

Ah e estou a pensar criar um endereço electrónico só para o efeito, que facilitará numa plataforma comum a nós os três a inscrição de mais pessoas. Que te parece?

Miguel Domingues disse...

Força nisso!

Juom disse...

Também eu me junto à causa!

Ricardo-eu disse...

contem comigo, apesar de não achar que a rtp2 faça um péssimo trabalho, tenho que admitir que o que faz é profundamente fraco e disperso.

Luís Mendonça disse...

Muito bem! É bom ter mais gente e, sobretudo, de grande qualidade.

Peço que promovam a iniciativa como puderem, para atrairmos mais pessoal. Em breve deixarei aqui ou em post o endereço electrónico ao qual os primeiros membros terão acesso. Até Setembro formamos uma base sobretudo de blogues para depois começarmos a tratar de apoios de cineastas, Professores e críticos.

JHB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...