terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Newsletter #10: Paradjanov

Festejando a marca recentemente alcançada das 100 subscrições - obrigado a todos! - vamos fazer com que 2012 comece em grande. O nosso herói de Janeiro será o cineasta soviético Serguei Paradjanov, conhecido pelo exotismo das suas propostas estéticas, cinema "puxado pela raiz" que é verdadeiro caleidoscópio telúrico e ancestral que faz da tradição e das lendas da cultura arménia e ucraniana um grito de guerra contra a opressão do super-regime soviético. Custou-lhe a liberdade, mas não o espírito libertador, que sobreviveu - e como sobreviveu! - à Situação.

O primeiro mês de 2012 também contará com algumas descobertas importantes no mercado livreiro e de filmes. Desde logo, Andy Warhol, Bill Viola e Andy Goldsworthy serão mostrados em edições raras, que descobrimos no mercado internacional. Redescobrimos alguns dos melhores packs do mercado francês a preço reduzido em novas paragens. Sayles e Skorecki - este último, em livro e em filme - merecem também um esforço de "investigação" da nossa parte. Mais filmes serão desenterrados e divulgados, em primeira mão, pela nossa publicação.

Os dois volumes sobre o cinema português, da autoria de Leonor Areal, outro trabalho de investigação de Paulo Miguel Martins, novas publicações da Cinemateca (sobre Rouch e Murnau) e muito muito mais livros farão parte das recomendações do mês.

Em exclusivo, convocamos o nosso "grupo de sábios" para fazermos o balanço deste ano que está no fim.

Das rubricas habituais, entrevistamos o Tiago Costa, interrompemos e filtramos o zapping cinéfilo e fazemos nova crónica da "loja do mês".

----------

ERRATA Newsletter #9

Algumas gralhas detectadas: em Raridades, no texto, quando se lê Cicatrice intérieur deve-se ler, obviamente, intérieure (no feminino); deve-se ler "Esta ferida" e não "Esta cicatriz" na última linha; também em raridades (> leia mais), deve-se ler (Raymond) Depardon Cinéaste e não Departon Cinéaste.

Outro erro: o desconto na Caixa Ingmar Bergman, da MGM, presente na Amazon americana não parece ser aplicável a endereços não-americanos.


Pedimos desculpa por todos estes - e outros - lapsos e aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos os que colaboraram nesta edição (especial Natal) da newsletter do CINEdrio.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...