quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Quatro notas e um apelo sobre a newsletter do CINEdrio

Estamos contentes com a evolução da nossa publicação mensal sobre tudo o que há para saber em matéria de livros e filmes. O trabalho é, contudo, descomunal e, apesar de estarmos muito gratos por cada uma das 95 subscrições que reunimos até agora, passadas 9 edições da nossa newsletter, não deixamos de sentir que esta ferramenta não está a chegar a todos os interessados.

Este é um serviço que prestamos gratuitamente, com estes objectivos:

1. Achamos que a generalidade dos preços que se praticam no nosso mercado, claramente deficitário em quantidade e qualidade, está completamente desnivelada com o real poder de compra dos portugueses. O comércio online, como recentemente Nuno Galopim sublinhava, é uma alternativa excelente em tempos de crise: os preços podem ser substancialmente mais reduzidos e a variedade, bem como a qualidade, do que podemos encontrar é indiscutivelmente muito superior.

2. Muitos se queixam dos preços elevadíssimos das edições da Criterion ou de outras editoras de DVD/Blu-ray internacionais. A verdade é que esses são os preços que certos estabelecimentos comerciais praticam cá, porque o preço de um Criterion é, por norma, mais reduzido do que a maioria dos filmes que são vendidos, por exemplo, numa FNAC. É só procurar no sítio certo - nós queremos ajudar nesse sentido.

3. O que se publica mundialmente sobre filosofia, estética, cinema e fotografia vai muito para lá do que se possa pensar. Não achamos que faça sentido estarmos sempre a falar das mesmas obras, dos mesmos autores, quando o mercado, espanhol, francês, italiano, americano..., digo, quando o mercado mundial produz mensalmente novas matérias, autores, reedições, revisões críticas, descobertas de enorme qualidade. Queremos "actualizar" as vossas bibliografias pessoais.

4. O que ganhamos com tudo isto? Muita coisa. Não vamos dizer que é apenas o "prazer de ajudar", porque, convenhamos, não temos nem estatuto nem "vocação" para nos "vendermos" como filantropos. O que nos move então? Desde logo, sendo tanto eu como o Francesco doutorandos na área, pensamos que qualquer pretexto para inventariar o que vai saindo, nas duas frentes - livros e filmes -, será útil para a nossa formação académica. Por outro lado, a newsletter serve também para mantermos o contacto, ou conhecermos pela primeira vez, pessoas da área, que admiramos e, com isso, partilhar com todos as suas sapientes recomendações. Ao mesmo tempo - e esta é a razão principal -, ao constituirmos um grupo significativo de subscritores, pensamos que será extremamente interessante desenvolver uma forma de diálogo com o nosso público, com vista a estabelecer uma plataforma especializada de partilha de informação sobre todas estas áreas que nos são caras.

Face a isto, lançamos o apelo: partilhem esta iniciativa junto dos vossos contactos, para podermos crescer; para, no fundo, quando formos fazer o balanço neste fim de ano, tenhamos razões para sentir que, de facto, este projecto tem pernas para andar.

Para mais informações, temos uma AMOSTRA online disponível a todos os nossos leitores.

Assine a newsletter aqui. Repito: é totalmente grátis.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...