terça-feira, 27 de dezembro de 2011

5 apostas para 2012

Vou ao site da SAPO e tenho estreias de todos os géneros marcadas até Junho. Dos perto de 100 filmes agendados, destaco cinco, excluindo, por já ter visto em sala, "The Ditch" de Wang Bing (visto no DocLisboa) e "Killer Joe" de William Friedkin (visto no Lisbon & Estoril Film Festival), dois filmes que irão marcar - e perturbar - este ano de cinema.

Coloco sérias reservas a quase todos os chamados "filmes oscarizáveis" deste ano, começando pelo regresso de Benneth Miller, autor do interessante "Capote", e que no dia 12 de Janeiro estreia em Portugal "Money Ball", um típico "sports movie" que será vendido por muita crítica - condescendentemente - como um "não-sports movie". Eu começo a ficar farto destes produtos, mas... who knows? Também "The Artist" não me diz muito, parecendo-me (pelo trailer) uma glamorosa revisitação da Hollywood clássica pejada de tiques maneiristas e piscadelas de olho "espertalhonas" para os amantes do cine-enciclopedismo se deleitarem. O facto de ser "mudo", truque que me soa a "demasiado fácil", só surpreende quem não viu, por exemplo, um "Juha" de Kaurismaki. Mas, como disse, who knows?

A avaliar pelo trailer e algumas reacções, "J. Edgar" de Eastwood, lamentavelmente, parece-me uma estopada, tal como, diga-se, o último Fincher. Oxalá esteja enganado... É também muito provável que espere que "Hugo" saia em aluguer para o ver, porque só o trailer me dá náuseas. O "War Horse" de Spielberg, por seu lado, dito simples e curto, parece-me uma piada por desencobrir... O resto (Jason Reitman, Alexander Payne ou, num nível bem inferior, Cameron Crowe) nem me aquece nem me arrefece.

Não sublinho aqui, mas estou relativamente expectante para: "Cave of Forgotten Dreams" de Werner Herzog, "Attenberg" de Athina Rachel Tsangari, "Le Havre" de Aki Kaurismaki, "We Need to Talk About Kevin" de Lynne Ramsay e "Outrage" de Takeshi Kitano. Espero, ainda assim, que mais estreias significativas apareçam em agenda nos próximos tempos.

1. "O Cavalo de Turim" de Béla Tarr - 16 de Fevereiro 2012

Veja trailer aqui

Tem tudo para ser "o filme do ano". É a obra de despedida de Béla Tarr - se não estou em erro, a única a se estrear comercialmente em Portugal - e, dizem, trata-se do seu maior monumento cinematográfico. É sobre o ocaso mental de Nietzsche e, diz quem viu, é como que um regresso a um tempo em que as imagens - e o tempo fílmico - tinham outra textura; devolução do espectador aos universos poeticamente assombrados de Murnau e Dreyer. Espero muito daqui.

2. "Take Shelter" de Jeff Nichols - 15 de Março 2012

Veja trailer aqui

História apocalíptica de paranóia que retoma a empresa de sucesso de "Histórias de Caçadeira", Jeff Nichols e Michael Shannon, e conta ainda com a bela Jessica Chastain ("The Tree of Life"). Razões suficientes para estarmos atentos.

3. "Dark Shadows" de Tim Burton - 10 de Maio 2012

Ainda sem trailer

Um conto gótico de horror... leio isto no início da sinopse no IMDB e fico logo entusiasmado. É este o habitat de Burton; é nele que nasceram alguns dos seus mais admiráveis filmes recentes ("Noiva Cadáver" e "Sweeney Todd"). Johnny Depp e Helena Bonham Carter estão no elenco ao lado de nomes relativamente menos burtianos como Michelle Pfeiffer e Eva Green.

4. "Martha Marcy May Marlene" de Sean Durkin - 5 de Janeiro 2012

Veja trailer aqui

O cinema independente norte-americano está em boa forma. Não é só por ter John Hawkes no elenco, mas este filme de Sean Durkin, vencedor do prémio de melhor realização em Sundance, pode bem ser uma espécie de "Winter's Bone" de 2012. Entre o trauma e o sonho, lê-se no trailer.

5. "On the Road" de Walter Salles - 31 de Maio 2012

Ainda sem trailer

Projecto que não atava nem desatava nas mãos de Francis Ford Coppola, que finalmente delegou a missão de adaptar ao grande ecrã uma das maiores obras-primas da literatura norte-americana do século XX no hábil cineasta brasileiro Walter Salles, que já se tinha mostrado à vontade "on the road" no bonito "Diários de Motocicleta". Agora, em vez de Che, filma Kerouac/Sal interpretado por Sam Riley, actor que fez de Ian Curtis em "Control", acompanhado por um elenco de peso: Kirsten Dunst, Kristen Stewart, Viggo Mortensen, Amy Adams, Steve Buscemi, Alice Braga e o menos conhecido Garrett Hedlund na pele do mítico Dean Moriarty.

4 comentários:

Flávio Gonçalves disse...

Partilho o teu entusiasmo com todos esses filmes... sobretudo com O Cavalo de Turim! Apesar de ter passado despercebido, o antepenúltimo filme do Tarr, O Homem de Londres, estreou em sala em Portugal (e está editado em Portugal). A novidade: a Midas vai editar a filmografia completa do realizador em Março, enquanto este estreia! :D 2012 vai ser o ano de Béla Tarr.

Luís Mendonça disse...

Sim, aliás, tenho essa edição. Mas não estreou em sala, foi um direct-to-DVD. Acho que "O Cavalo de Turim" será o primeiro a sair nas salas nacionais.

Quanto a essa novidade, uau! Venham os Tarr!

Anónimo disse...

o site da Midas Filmes noticia 19-04-2012 como dia de estreia http://www.midas-filmes.pt/estreias/proximas_estreias/o-cavalo-de-turim

Luís Mendonça disse...

Já esteve para ser na próxima semana, segundo o Sapo. Fica mais um adiamento registado. Espero que seja mesmo no dia 19 de Abril - já começo a duvidar... mas não sabia que era distribuído pela Midas - penso que é uma boa notícia essa.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...